24 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Comitê opta por não endurecer quarentena em São Carlos

Comitê opta por não endurecer quarentena em São Carlos

Relatório sobre o avanço da doença na cidade será feito para balizar novas decisões

15/02/2021 17h07 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
Comitê opta por não endurecer quarentena em São Carlos

Com a presença do prefeito Airton Garcia e do vice-prefeito Edson Ferraz, membros do Comitê Emergencial de Combate ao Coronavírus estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira (15/02), no Paço Municipal, para reavaliar a atual situação da COVID-19 no município e determinar novas deliberações no cumprimento da fase vermelha do Plano São Paulo.
Durante o encontro o coordenador do Comitê, Mateus de Aquino, solicitou a Secretaria de Saúde um relatório com informações científicas sobre o avanço da doença na cidade, depois que Araraquara constatou a presença de uma nova cepa do coronavírus. “Além de avaliar o cumprimento da primeira semana da fase vermelha na cidade, precisamos ter um respaldo da Secretaria de Saúde da atual situação da doença em São Carlos para tomarmos próximas decisões”, enfatizou ele.
Segundo o secretário de Saúde, o relatório solicitado será elaborado pela sua equipe e entregue ao comitê o mais rápido possível. “Vamos atualizar todo o quadro da doença, não só em nossa região, como também em nossa cidade, que no momento está um pouco diferente de Araraquara. Nesse relatório, vamos explanar a situação dos grupos de riscos, atualizar a taxa de ocupação dos leitos de UTI e se há comprovação da nova cepa da COVID-19 circulando no município”, explicou Marcos Palermo.
Além do relatório da atual situação do coronavírus na cidade, também foi realizado pelos membros do Comitê uma análise dos ofícios encaminhados pelas associações do comércio sobre a deliberação dos sistemas drive thru e delivery na fase vermelha do Plano SP, com um balanço sobre as fiscalizações realizadas pela força tarefa no último final de semana. “Não é o regramento da fase vermelha que nos dá condições de fazer uma fiscalização mais efetiva. Precisamos melhorar essa situação a partir de decretos e deliberações municipais com parâmetros mais precisos, já que a fase vermelha decretada pelo Estado de São Paulo muda muito, as vezes isso gera confusões jurídicas tanto para os comerciantes quanto para as equipes de fiscalização”, salientou o secretário de Segurança Pública, Samir Gardini
O prefeito Airton Garcia lembrou que São Carlos foi a primeira cidade da região a tomar medidas restritivas contra a doença, e que essa luta irá continuar. “Fomos a primeira cidade da região a tomar medidas drásticas no enfrentamento a doença. A partir do relatório a ser entregue pela saúde, vamos fazer o que for necessário para controlar a transmissão da doença em São Carlos”, concluiu o prefeito Airton Garcia.
A partir dos dados a serem analisados pelos membros do Comitê, outras reuniões serão realizadas durante a semana para a adoção de novas medidas para o enfrentamento da COVID-19.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x