24 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Conferência Internacional de Química Verde será na UFSCar

Conferência Internacional de Química Verde será na UFSCar

13/09/2012 16h34 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Conferência Internacional de Química Verde será na UFSCar

O Departamento de Química (DQ) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a International Union of Pure and Applied Chemistry (IUPAC) e a Sociedade Brasileira de Química (SBQ) realizaram a 4ª Conferência Internacional de Química Verde (ICGC), de 25 a 29 de agosto, em Foz do Iguaçu (PR). O objetivo foi reunir participantes de vários países para debater as relações empresariais com o meio ambiente. A 4th ICGC contou com 600 pesquisadores do Brasil e do exterior no campo da Química e da Engenharia Química Verde.

 

A UFSCar teve um papel relevante na discussão da produção e difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos socioambientalmente sustentáveis. O trabalho intitulado “Educational possibilities through the insertion of environmental and Green Chemistry in teaching activities”, orientado pela professora Vânia Zuin do Departamento de Química da UFSCar, foi premiado como um melhores pôsteres da 4th ICGC e, com isso, terá publicação de um artigo científico no periódico Pure and Applied Chemistry, da IUPAC.

O projeto de extensão da UFSCar Contribuintes da Cultura realizou uma seleção de músicas brasileiras que foram apresentadas durante todo o evento. O grupo Maria Fuxico, ligado ao Núcleo Multidisciplinar e Integrado de Estudos, Formação e Intervenção em Economia Solidária da UFSCar (NuMI-EcoSol) produziu todas as bolsas distribuídas aos participantes no  evento.

A cerimônia de abertura contou com a presença do reitor da UFSCar, professor Targino de Araújo Filho. Esteve presente na primeira conferência o professor Paul Anastas, da Yale University (EUA), considerado um dos grandes estudiosos da Química Verde no mundo.

A definição de Química Verde compreende o desenvolvimento de produtos e processos para reduzir ou eliminar o uso e a geração de substâncias nocivas, em um contexto científico, econômico e socioambiental mais sustentável. Mais informações sobre a Conferência podem ser conferidas no site do evento, www.ufscar.br/icgc4.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x