25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Congresso homenageia TAM pelo 35º aniversário

Congresso homenageia TAM pelo 35º aniversário

27/11/2011 10h04 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Congresso homenageia TAM pelo 35º aniversário

A TAM, uma das maiores empresas do Brasil e do mundo na área de aviação que está completando 35 anos de atividades, será homenageada amanhã (28 ), às 10h, pela a Câmara dos Deputados. Para marcar a data será realizada, por iniciativa do deputado federal Newton Lima (PT-SP),  uma sessão solene no Plenário Ulyssses Guimarães. A sessão, contará com a presença do prefeito de São Carlos, Oswaldo Barba, além de executivos da empresa aérea, parlamentares e jornalistas.

Newton Lima ressalta que sugeriu a solenidade por entender que a TAM desempenha papel fundamental na economia do País. Em São Carlos, por exemplo, a empresa instalou em 2001 o seu Centro de Manutenção de Aeronaves (Maintenance, Repair and Overhaul – MRO), responsável por gerar cerca de 1.200 empregos diretos e 325 indiretos. Em 2010, a unidade instalada na cidade aumentou em 7% o atendimento a aeronaves e realizou 131 checks, número que representa um aumento de 16% em relação a 2009. Também em 2010 o centro de manutenção sãocarlense realizou 97.763 reparos de componentes.

 A instalação do MRO em São Carlos e a existência de uma fábrica da Embraer na cidade vizinha Gavião Peixoto foram fundamentais para a consolidação do município como o segundo pólo aeronáutico do País. Na tentativa de formar mão-de-obra especializada para trabalhar no local, a Prefeitura e a USP viabilizaram em 2001 a criação do curso de Engenharia Aeronáutica da USP, atraindo estudantes de todo o Brasil. Poucos anos depois, em 2006, uma parceria entre Prefeitura, TAM e Senai resultou na vinda do curso técnico de Manutenção Aeronáutica para a escola do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

  MAIS EMPREGOS – A TAM Linhas Aéreas poderá gerar mais 500 empregos em breve.Para tanto, está reivindicando ao Governo do Estado de São Paulo a ampliação da pista, para o pouso de aviões maiores, que passariam a receber a manutenção na unidade. Além disso, a companhia quer transformar a planta em uma unidade alfandegada para poder realizar transporte de cargas de produtos para exportação e importação. Atualmente, a empresa gera 1.465 postos de trabalho. Os investimentos superam R$ 200 milhões.

O vice-presidente da empresa, Ruy Amparo, afirmou que com a pista maior e a unidade alfandegada, a expansão da empresa estará garantida, o que vai gerar ainda mais desenvolvimento em São Carlos. Quanto a números, ele afirmou que prefere não falar neles. “Buscarmos crescer muito e gerar empregos e desenvolvimento”, resumiu.

Instalado em área própria de 4,6 milhões de metros quadrados no Município de São Carlos, o MRO da TAM está certificado pelas mais importantes autoridades aeronáuticas do mundo, como a Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC (Brasil), a Federal Aviation Administration – FAA (Estados Unidos), a European Aviation Safety Agency – EASA (Europa), a Transport Canada Civil Aviation – TCCA (Canadá), a Dirección General de Aeronáutica Civil – DGAC (Chile) e também por autoridades de diversos outros países da América do Sul.

Assim, o Centro Tecnológico está autorizado a realizar manutenção em aeronaves Airbus (A318 / A319 / A320 / A321 / A330), Boeing (767), Fokker (Fokker100) e ATR (ATR-42). Também está certificado por diversas autoridades aeronáuticas para realizar serviços especiais, como inspeções não destrutivas, galvanoplastia, reparos em materiais compostos, pintura e pesagem de aeronaves, entre outros. Possui ainda a certificação DIRMAB para realizar os checks do Avião Presidencial, modelo Airbus ACJ (Airbus Corporate Jetliner). Além disso, está homologado para realizar a revisão de mais de 5 mil componentes aeronáuticos.

Desde janeiro de 2007, a companhia possui a certificação IOSA (IATA Operational Safety Audit), o mais completo e aceito atestado internacional em segurança operacional. A auditoria IOSA engloba mais de 950 requisitos em diversas áreas operacionais de uma empresa aérea. No início de 2010, a TAM Linhas Aéreas e a TAM Airlines, com sede em Assunção, no Paraguai, obtiveram o registro de renovação IOSA até janeiro de 2012.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x