25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Conheça nosso novo curso: Técnico em Enfermagem

Conheça nosso novo curso: Técnico em Enfermagem

Curso é presencial, tem carga horária de 1195 horas o que equivale há 2 anos e meio

25/01/2022 07h13 - Atualizado há 2 anos Publicado por: Redação
Conheça nosso novo curso: Técnico em Enfermagem

A UNICEP apresenta na grade de cursos de 2022 o curso Técnico em Enfermagem. O curso é presencial, tem carga horária de 1195 horas o que equivale há 2 anos e meio. O curso acontecerá no período noturno e terá 60 vagas.

A Enfermagem é a arte de cuidar e a ciência cuja essência e especificidade é o cuidado ao ser humano. De acordo com a coordenadora, Profa. Dra. Úrsula Westin, o profissional formado pelo curso técnico de enfermagem da UNICEP terá competências e habilidades para desempenhar ações de enfermagem nos níveis de promoção, proteção, recuperação e de reabilitação da saúde de indivíduos e/ou grupos sociais, sem qualquer tipo de preconceito, tornando o atendimento mais humanizado.

O conhecimento que fundamenta o cuidado de enfermagem deve ser construído na intersecção entre a filosofia, que responde à grande questão existencial do homem, a ciência e tecnologia, tendo a lógica formal como responsável pela correção normativa e a ética, numa abordagem epistemológica efetivamente comprometida com a emancipação humana e evolução das sociedades.

Os conteúdos programáticos garantem através das dinâmicas pedagógicas estimularem e propiciarem acesso e participação no processo educativo, a todos os alunos, desenvolvendo competências que valorizem a sua experiência e conhecimentos prévios, permitindo o crescimento pessoal e profissional. Tais competências são: Atuar na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação dos processos saúde doença; Colaborar com o atendimento das necessidades de saúde dos pacientes e comunidade, em todas as faixas etárias; Promover ações de orientação e preparo do paciente para exames; Realizar cuidados de enfermagem, tais como: curativos, administração de medicamentos e vacinas, banho de leito e verificação de sinais vitais, dentre outros; Prestar assistência de enfermagem a pacientes, em todos os níveis de atenção à saúde, de baixa a alta complexidade.

“Em relação ao mercado de trabalho, o campo de atuação para o Técnico em Enfermagem é bastante amplo e oferece inúmeras oportunidades de trabalho no espaço hospitalar público ou privado, clínicas, unidades de saúde, escolas, creches, domicílios, ambulatórios, consultórios, laboratórios de diagnóstico por imagem e análises clínicas, home care, unidades de pronto atendimento, concursos públicos específicos da área, entre outros”, contou a coordenadora.

O campo de atuação é amplo para os profissionais da enfermagem. Segundo o Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde, dos 6.750 hospitais no Brasil, 4.612 são privados. Diante disso, os principais empregadores dos enfermeiros são os hospitais particulares. As áreas que mais empregam atualmente são dermatologia, oncologia e geriatria. A expansão do Programa Saúde da Família (PSF) também favorece o mercado de trabalho para os profissionais da enfermagem, pois cada equipe do programa tem de contar com, no mínimo, um profissional da área.

Pensando nisso, a UNICEP implantou o curso Técnico em Enfermagem, levando em consideração o mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo, exige-se um plano curricular atualizado, flexível, ousado, questionador e empreendedor, preocupado não só com o ensino aprendizagem, mas também com atitudes, valores, comportamento e ética.

E o objetivo do curso é formar profissionais com as bases conceituais da Enfermagem para atuar no cuidado em saúde individual e coletivo, no setor público e privado, prestando assistência de Enfermagem em todos os níveis de atenção à saúde, levando em conta as necessidades humanas e os princípios do Sistema único de saúde (SUS). E também contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento da autonomia proporcionando ao futuro técnico profissional a possibilidade de saber ser, saber conviver, saber fazer e saber conhecer e explorar suas aptidões e vocações, tendo como parâmetro o respeito às individualidades.

Pode se inscrever no curso qualquer pessoa que tenha certificado de conclusão do Ensino Médio.

Para mais informações ou para se matricular, procure o setor de Relacionamento da UNICEP:

– WhatsApp – (16) 99608-3111

– E-mail – [email protected]

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x