24 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Controle de Zoonoses registra 451 ocorrências de pulgas e carrapatos

Controle de Zoonoses registra 451 ocorrências de pulgas e carrapatos

29/08/2012 16h32 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Controle de Zoonoses registra 451 ocorrências de pulgas e carrapatos

Em 239 dias, Divisão de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde de São Carlos registrou 451 ocorrências de pulgas e carrapatos, o que dá uma média de quase 2 ocorrências por dia. Segundo Guilherme Marrara, chefe da Divisão de Zoonoses, locais onde existe trânsito de animais, terrenos abandonados e chão de terra são os mais propícios para infestações de pulgas e carrapatos.

“O carrapato fica 20% do tempo no animal e 80% no ambiente” explica Marrara, daí o método de controle de epidemia observar um e outro: “A melhor maneira e mais eficaz é manter o animal com a medicação correta. O ciclo de vida do carrapato tem 4 fases principais: adulto, ovo, larva e pulpa. O veneno mata o adulto e a larva, mas não o ovo e a pulpa, pois eles têm uma proteção natural contra o veneno. Por isso a aplicação do veneno no ambiente deve ser feita duas ou três vezes”, afirma Marrara. E como uma única fêmea do carrapato é capaz de botar 5 mil ovos, se uma sobreviver, todo o processo está comprometido. Daí a necessidade de os donos dos animais levarem a sério o tratamento.  

É muito comum pessoas que, sofrendo com esse problema em casa e sendo mal orientados, aplicam o veneno que é usado para desinfetar o ambiente (butox) no próprio animal: “Isso necessariamente o intoxica, podendo até matá-lo, já que o butox atinge diretamente o sistema nervoso ”, explica. A situação se torna ainda mais crítica se o animal estiver com ferimentos na pele , pois a absorção se torna maior e mais rápida.

A Divisão de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde de São Carlos realiza gratuitamente o trabalho de desinsetização, bastando ligar para o 3307-7405.  

Em 2011, foram realizados 290 desses trabalhos, que visam o controle de baratas, carrapatos, pulgas, escorpiões e aranhas.

Embora não existam casos registrados em São Carlos, alguns tipos de carrapato podem causar graves enfermidades no ser humano, como a Doença de Lyme e a Febre Maculosa.  

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x