20 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Coronel Salles receberá reforço na segurança

Coronel Salles receberá reforço na segurança

03/05/2012 22h21 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Coronel Salles receberá reforço na segurança

O secretário de Planejamento e Gestão, Rosoé Donato, representantes da Polícia Militar e Guarda Municipal estiveram na tarde de quinta-feira, 3, na Praça Coronel Salles, para iniciar as medidas que ampliem a segurança no local, que é ponto de encontro de jovens às sextas-feiras à noite. Uma das primeiras providências, tomada pela Secretaria de Serviços Públicos, foi melhorar a iluminação da praça. “Vamos instalar câmeras para monitorar a Coronel Salles e vamos contar com os apoios da Guarda Municipal e da Polícia Militar. A nossa intenção não é intimidar o jovem, mas sim oferecer segurança para quem usa a região para se divertir com os amigos”, destacou Rosoé.

 

A decisão pelo monitoramento da praça ficou decidida na reunião do GGIM (Gabinete de Gestão Integrada do Município), que aconteceu na noite de quarta-feira (2), na Sala dos Prefeitos Antônio Massei, no Paço Municipal.

O encontro foi coordenado pelo prefeito Oswaldo Barba e contou com a participação do promotor da Infância e Juventude, Marcelo Mizuno, do capitão Jéferson Lopes Jorge (Polícia Militar) e Gilberto de Aquino (Polícia Civil), Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Defesa Civil e dos secretários de Infância e Juventude, Maria do Carmo Cadei de Souza, Cidadania e Assistência Social, Tânia Castilho, de Governo, João Muller, de Comunicação, Rogério Gianlorenzo e do Superintendente das Administrações Regionais, João Pedrazzani.

Após debater os principais problemas que ocorrem na praça, as autoridades civis e militares tomaram algumas decisões que começam a valer a partir desta sexta-feira (4). O policiamento será reforçado na praça, tanto por parte da Polícia Militar como da Civil; a Guarda Municipal também irá aumentar seu efetivo para apoio.

O Conselho Tutelar fará uma atuação mais efetiva no local, especialmente na identificação de menores de idade consumindo bebidas alcoólicas. Ao identificá-los, os conselheiros tutelares irão registrar a ocorrência e conduzir o jovem até sua família. O objetivo é conscientizar os pais sobre suas responsabilidades e os riscos do consumo de álcool por jovens.

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Habitação e da Vigilância Sanitária, irá aumentar a fiscalização nos estabelecimentos que vendem bebidas alcoólicas, principalmente na região da praça para garantir que não ocorra venda de bebida alcoólica a menores.

Na reunião foi decidido que a Prefeitura irá instalar câmeras de vigilância na Praça Coronel Salles. A previsão é que na próxima semana os equipamentos já estejam instalados. Essa ação visa identificar pessoas que utilizam a praça para outros fins que não a diversão ou o lazer de forma saudável.

Todas as ações implantadas na praça Coronel Salles desde 2010 foram decididas em comum acordo pelos membros do GGIM, que nesta última reunião foram unânimes em salientar que a maioria dos frequentadores da praça é formada por jovens que têm o desejo natural da convivência e diversão com pessoas da mesma idade e não podem ser confundidos com uma minoria que pratica atos ilícitos ou crimes.

 

Histórico – Os jovens começaram a se reunir na Praça Coronel Salles, espontaneamente, no início de 2010, antes eles se concentravam no Shopping e na Praça da XV. Estimativas dão conta que a freqüência de jovens na praça fica entre 300 e 500 jovens.

Em agosto de2010, aPrefeitura e a Polícia Militar se reuniram para traçar estratégias de combate ao tráfico e uso de drogas, som alto, além de conter uma onda de violência que se iniciava entre os jovens.

A solução encontrada foi a realização de intervenções culturais por parte do Poder Público, com instalação de som e apresentação de DJs, a distribuição de folhetos educativos sobre assuntos como drogas e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e reforço policial. A Guarda Municipal e as policiais Civil e Militar montaram bases de apoio na praça como forma de reprimir abusos.

Em março de 2011, em uma nova reunião entre as polícias Militar e Civil e Prefeitura avaliou que o encontro de jovens na praça não estava causando transtornos à população do centro da cidade. Nas últimas semanas as autoridades policiais constataram a atuação de pessoas fazendo tráfico de drogas na praça Coronel Salles, assim como uso e abuso de álcool e drogas por jovens e menores de idade.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x