25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > CPFL alerta profissionais da construção civil sobre cuidados durante obras

CPFL alerta profissionais da construção civil sobre cuidados durante obras

Acidentes envolvendo essas atividades e a rede elétrica tiveram um aumento significativo na área de atuação das quatro distribuidoras

24/11/2020 13h38 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
CPFL alerta profissionais da construção civil sobre cuidados durante obras Foto: Agência Brasil

Muita gente tem aproveitado o tempo do distanciamento social causado pela pandemia do novo coronavírus para fazer obras. Mas é preciso muito cuidado com a rede elétrica aérea, principalmente ao instalar antenas, painéis luminosos ou realizar a pintura de fachadas de prédios, que são as causas mais comuns de acidentes com eletricidade.  É o que mostra um levantamento realizado pela CPFL Energia na área de atuação de suas quatro distribuidoras (CPFL Paulista, CPFL Piratininga, CPFL Santa Cruz e RGE). Os dados apontaram um aumento significativo no número de acidentes neste ano em relação a 2019.

Só entre janeiro e setembro de 2020, foram registrados 26 acidentes – entre leves, graves e fatais – envolvendo atividades de construção e pintura nas cidades sob concessão das quatro distribuidoras do grupo. No mesmo período, em 2019, o número foi de 14. Durante todo o ano, os registros chegaram a 19. Para CPFL Paulista, a boa notícia é que, até o momento, a companhia não registrou nenhum acidente fatal em sua área de atuação. No ano passado, duas mortes aconteceram.

A falta de planejamento e atenção com equipamentos de proteção individual e coletiva, e a falsa ilusão de que nada mais sério pode acontecer são alguns dos erros que profissionais – a maioria de autônomos – cometem. “Por meio da campanha Guardião da Vida, as concessionárias de energia elétrica do grupo CPFL Energia fazem um grande trabalho de conscientização e diversas ações para propagar o uso seguro da eletricidade. Mas, infelizmente, alguns profissionais acabam não seguindo as orientações ou não procuram informações sobre segurança, antes de realizar seus serviços”, explica Marcos Victor Lopes, gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da CPFL Energia.

Estatísticas. Um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) mostra que a rede aérea de energia foi a responsável, em 2019, por 198 acidentes com mortes, envolvendo trabalhadores. Dentre esses casos, 94 eram profissionais da construção civil e manutenção predial – na sua maioria autônoma. Perderam a vida 40 pedreiros e ajudantes, 25 trabalhadores do ramo de pintura, 11 eletricistas, além de 18 instaladores de fachadas, painéis, TV a cabo e telefonia. No total geral, o país registrou 1.662 acidentes relacionados à energia elétrica, com 697 mortes no ano – quase duas por dia.

“É importante ressaltar que a maioria dos profissionais da construção civil toca a rede de energia por descuido, por isso, é importante planejar todas as ações antes de iniciar os trabalhos, rever o passo a passo, equipamentos, colocação de andaimes, material e não esquecer do essencial contato com a distribuidora de energia da região, que pode oferecer mais orientações”, lembra Marcos Victor.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x