18 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Cresce população idosa de São Carlos

Cresce população idosa de São Carlos

07/12/2011 08h38 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Cresce população idosa de São Carlos

A população idosa do município de São Carlos cresceu 1,10% nos últimos 10 anos, de acordo com dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Em 2000, viviam na cidade 14.279 habitantes com mais de 65 anos (7,39% da população do município). Hoje, esse número é de 18.891 habitantes (8,5% da população).

Se a população idosa for analisada de acordo com critérios da OMS (Organização Mundial da Saúde), que considera idosas, em países emergentes, pessoas com mais de 60 anos, São Carlos possui 28.696 idosos, o que equivale a 13,47% da população total do município.

A expectativa de vida do munícipe são-carlense também subiu, acompanhando o crescimento da média nacional. Hoje o brasileiro vive cerca de 73,48 anos, 2 anos, 8 meses e 15 dias a mais do que no censo de 2000.

De acordo com Wilson José Pedro, docente do Departamento de Enfermagem da UFSCar e especialista em Gerontologia, tal fenômeno representa uma transição demográfica natural, que ocorre principalmente em países em desenvolvimento, por conta da evolução da qualidade de vida da população de tais países.

Por conta disso, a OMS estabeleceu uma série de diretrizes para a promoção do envelhecimento saudável, as quais incluem ações voltadas ao bem-estar físico, social e psicológico do idoso, com a prevenção de doenças e males causados pela idade avançada e melhoria do cotidiano da população dessa faixa etária. E nesse aspecto, São Carlos destaca-se em relação às outras cidades da região.

 

Edição Jeferson Vieira

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x