24 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Criação de conselho escolar é debatido na UFSCar

Criação de conselho escolar é debatido na UFSCar

01/03/2012 14h19 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Criação de conselho escolar é debatido na UFSCar

São Carlos recebeu perto de 600 profissionais da educação de aproximadamente 350 municípios do estado para o primeiro Encontro Estadual de Fortalecimento dos Conselhos Escolares. O evento de ontem, uma plenária final, teve uma avaliação positiva dos consultores do Ministério da Educação (MEC) que dele participaram.

Com o apoio da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Diretoria de Ensino e Prefeitura, perto de 40 palestrantes debateram com o grupo temas como a legislação que rege a criação de um conselho escolar, como devem ser eleitos os membros, qual a formação acadêmica que esse grupo deve ter durante o período que estiver atuando no conselho e como o poder público deve acompanhar o trabalho realizado.

Para a coordenadora do evento, Maria Cecília Luiz, a discussão sobre a importância de conselhos escolares na democratização das escolas de Educação Básica, com vistas à construção da cidadania, está no centro do debate. “Demoramos três anos para construir esse encontro e nele estamos vendo uma troca de informação entre os participantes que é de extrema relevância para a consolidação dos conselhos em outras cidades do Estado”, afirmou.

Para a também coordenadora do encontro, Renata Pierini Ramos, os profissionais de educação estão observando o trabalho já consolidado de São Carlos, junto a Secretaria Municipal de Educação que já fechou o círculo com uma legislação que regra o conselho, a eleição e formação dos membros. “O município acaba sendo um espelho para outras cidades que ainda não criaram um conselho escolar”, afirmou.

Essa experiência, segundo Maria Cecília Luiz, também visa estimular as cidades que já possuem o conselho, mas necessitam de fomentar ações que possam manter seu funcionamento eficaz e fortalecido.

Para o consultor do MEC e coordenador do Programa de Fortalecimentos dos Conselhos Escolares, José Roberto Ribeiro Júnior, o fórum já se mostrou eficaz ao levar para os profissionais de inúmeros municípios do estado a importância de se ter um conselho escolar. “A gestão democrática é um grande desafio a ser enfrentado. Pesquisas do MEC mostram que a implantação dos conselhos escolares influencia diretamente na melhoria dos resultados das escolas. Por isso, é importante que a comunidade e o corpo escolar participem do conselho”, afirmou.

Na avaliação de Renata Pierini, o encontro foi é um espaço de informação, participação e integração de educadores de diferentes municípios, o que proporcionou o intercâmbio de experiências entre educadores a respeito da democratização nas escolas.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x