25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Crianças de São Carlos e Jaú vão ao Parque Ecológico

Crianças de São Carlos e Jaú vão ao Parque Ecológico

19/06/2013 23h28 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Crianças de São Carlos e Jaú vão ao Parque Ecológico

Em comemoração ao aniversário de dois anos das filhotes de Urso de Óculos, que nasceram no Parque Ecológico “Dr. Antonio Teixeira Vianna” em São Carlos, foi realizada na manhã desta quarta-feira, 19, uma festa com a presença de cerca de 80 crianças da Cemei Cônego Manoel Tobias, de São Carlos, e da Cemei Hilarinho Sanzovo, de Jaú, além de funcionários do Parque e do secretário de Serviços Públicos, José Carlos Correa.

 

As aniversariantes receberam os parabéns, cantado pelas crianças, bolo feito de frutas e um novo brinquedo montado no recinto. A comemoração contou com pipoca para as crianças.

Conhecidos cientificamente como Tremarctus ornatus, as duas filhotes são exemplares raros desse urso sul-americanos que nasceram em cativeiro. Elas são crias do casal de ursos Princesa e Jabú, patriarcas de uma longa lista espalhados em vários zoológicos do Brasil.

Segundo o administrador do Parque, Fernando S. Magnani, a data é importante para reforçar o trabalho de conservação. “Não sabemos se esses exemplares ficarão no Parque ou se irão para outro lugar, mas o importante é que temos uma espécie muito bem gerenciada e conservada em cativeiro, um animal emblemático que atrai as pessoas e ajuda na conscientização da conservação para outras espécies também”.

Pérsio Romaldo Santos, coordenador de educação ambiental do Parque, explicou que durante todo o ano são desenvolvidas atividades e eventos, buscando a conscientização da importância da preservação.

Os alunos CEMEI Hilarinho Sanzovo estão desenvolvendo, em sala de aula, projeto sobre o meio ambiente e a visita ao Parque faz parte do trabalho.

Nos próximos meses, as filhotes, segundo Fernando Magnani, serão separadas da mãe. A primeira ursinha, Capitu, foi para Salvador há anos e já é avó de vários outros ursinhos pelo país. Isso demonstra a importância da reprodução em cativeiro em zoológicos, como um pilar forte para educação ambiental”.

O Parque Ecológico Municipal é aberto para visitação pública de terça-feira a sábado, das 8h às 16h30, domingo, das 8h às 17h30, telefones 16-33614456 / 33612429 ou[email protected].

 

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x