Crianças do ensino público irão conhecer o litoral

25 de novembro de 2011


Nesta quinta-feira (24), foi realizado na Diretoria de Turismo de São Carlos, um encontro com representantes de municípios da região que irão participar do Programa Turismo do Saber, desenvolvido pelo governo do estado e que também contará com a participação da cidade de São Carlos.

O programa surgiu na década de 80 com o objetivo de criar uma semana diferenciada para crianças da rede pública de ensino entre 9 a 11 anos, cujo as famílias não possuem condições de levá-las em viagens para outras cidades. “O programa atuou por um bom tempo e foi desativado. Em 2003 foi retomado e funcionou até 2008. Este ano, foi retomado novamente com o envolvimento da Secretaria de Turismo Estadual e das secretarias dos municípios participantes”, explica Armando José Bellinatti, do Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam), responsável pela operacionalização do programa.

A proposta é enviar as crianças do interior para o litoral no mês de janeiro e trazê-las do litoral para o interior no mês de julho. O diretor de turismo, José Eduardo Araujo, conta que as crianças são-carlenses irão participar pela primeira vez do programa com destino certo para Itanhaém. “Serão cerca de 40 alunos da rede municipal que terão a oportunidade de conhecer um pouco da história do litoral e realizar o turismo pedagógico”, explica.

O diretor destaca que já vem negociando e pretende trazer para São Carlos, em julho de 2012, crianças do litoral. “Pretendemos recebê-los e mostrar nosso pólo tecnológico, levá-los para conhecer um pouco do interior, nossos museus, universidades, centro histórico, entre outros locais. Já estamos programando desde já como será a recepção delas”, comenta.

O encontro reuniu representantes dos municípios para uma reunião preparatória com o objetivo de apresentar a dinâmica do programa, quais as atribuições da prefeitura, quem pode participar, entre outros dados.

Turismo do Saber – Nesta edição, 1280 crianças irão para o litoral. O Turismo do Saber é realizado pelo governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria do Turismo, em parceria com o Cepam, a Secretaria da Educação e as prefeituras.

Além de viajarem para a praia ou para o interior, conhecem o modo de vida e a cultura local, seus recursos naturais, as referências históricas e turísticas da região.

Os alunos viajam entre os dias 16 e 20 de janeiro. Da Região Central, participam os Municípios de Descalvado, Fernando Prestes, Ibitinga, Porto Ferreira, São Carlos e Tabatinga.

 

Edição Jeferson Vieira

2 recommended
comments icon 0 comentários
bookmark icon

Write a comment...

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *