23 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Crimes virtuais; o novo alvo dos bandidos

Crimes virtuais; o novo alvo dos bandidos

24/08/2011 11h59 - Atualizado há 13 anos Publicado por: Redação
Crimes virtuais; o novo alvo dos bandidos

Crimes VirtuaisO gasto das empresas com o cibercrime, no combate ou reversão dos danos causados, aumentou 56% este ano em relação mesmo período do ano passado, de acordo com o Instituto Ponemon, braço da HP.

“O cibercrime pode causar sérios problemas à estrutura das companhias”, afirma o estudo, que constatou que o investimento médio das corporações pesquisadas em segurança online foi de 5,9 milhões de dólares.

Segundo Larry Ponemon, fundador do instituto, há uma explicação para a alta. “Ataques sofisticados estão ocorrendo com mais frequência”, disse. Em 2010, ofensivas explícitas dominavam as tentativas – vírus, cavalos de Tróia, malwares, botnets. “Agora, vemos tipos mais complexos, como códigos maliciosos, ataques de negação de serviço, programas espiões ou mesmo roubo de dispositivos”

Para o delegado seccional da Polícia Civil de São Carlos, Luis Antonio Rodrigues, o crime virtual acontece, na maior parte das vezes, sem que sejam notificados. “A maioria é caso de ameaça, preconceito em redes sociais, entre outros que, às vezes, nem chegam ao nosso conhecimento”, aponta.

Rodrigues diz ainda que crimes mais sérios, como invasão a senhas pessoais e a caixas eletrônicos demandam muito conhecimento específico e habilidades técnicas e, até por esse motivo, não são uma prática tão comum. “Casos de hackers não tem sido verificados. A pessoa que pratica esse tipo de delito tem que ter um conhecimento muito elevado de informática e, por isso, não é tão cometido”.

O delegado pondera ainda sobre o que leva um criminoso a se utilizar em meios de informação. “Vivemos numa sociedade que busca rapidez e a pressa faz com que as pessoas usem mais a internet. É um fenômeno da atualidade, onde todos estão com pressa, até mesmo os bandidos, é o tal do imediatismo”, conclui.

Maicon Capelli, estudante de curso técnico, afirma já ter sido vitima de cyberbullying, um crime virtual bem comum. “Já fui xingado, humilhado, já sofri ameaças. Eu nem no computador estava, quando me sentei, me deparei com isso”, relata o jovem.

O cyberbullying, é uma prática que envolve o uso de tecnologias de informação e comunicação para dar apoio a comportamentos deliberados, repetidos e hostis praticados por um indivíduo ou grupo com a intenção de prejudicar o outro. Geralmente esse tipo de comportamento ocorre pela internet, por sites de relacionamento (Orkut, Facebook, Blog) ou por redes sociais, como o Twitter.

BOX

Segundo a PF, o endereço [email protected] é a nova arma dos peritos para descobrir as ações de criminosos na web. Qualquer pessoa que for vítima de um crime na internet, como invasão para descoberta de senhas pessoais ou sites falsos, pode usar a nova ferramenta. O objetivo é centralizar e canalizar as denúncias para o setor apropriado. Depois de feita a perícia, os laudos serão encaminhados às delegacias competentes. {jcomments on}

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x