19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Curso de Engenharia Aeronáutica chega aos 10 anos

Curso de Engenharia Aeronáutica chega aos 10 anos

28/05/2012 18h58 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Curso de Engenharia Aeronáutica chega aos 10 anos

O prefeito Oswaldo Barba participou na sexta-feira (25), da comemoração dos 10 anos de fundação do curso de Engenharia Aeronáutica da USP (Universidade de São Paulo). O evento foi conduzido pelo coordenador do curso, professor Fernando Catalano.

 

Também prestigiaram a solenidade, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cidinha Duarte, o vice-prefeito, Emerson Leal, o deputado Federal, Newton Lima Neto, o secretário de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, Antonio Carlos Tobias Júnior, o assessor de Relações Institucionais e Internacionais da Prefeitura, Emiliano Saran Azevedo, o diretor da Escola de Engenharia da USP, professor Geraldo Roberto Martins da Costa, o Brigadeiro Edgard de Oliveira, representando o Instituto Arruda Botelho, o engenheiro e astronauta, Marcos Pontes, o presidente da Comissão de Graduação da Escola de Engenharia da USP, professor Eduardo Oleto Pires, representante do RH da Embraer, engenheiro Simão Lauro de Souza e a vice-presidente do RH da Helibrás, Ana Renó.

Em sua fala, o prefeito Barba destacou a importância do curso para o desenvolvimento do setor no país e o avanço da cidade e região. “É um orgulho para a cidade de São Carlos ter um curso, professores e alunos da competência e comprometimento de vocês. A Prefeitura incentiva e procura investir no nosso polo aeronáutico temos buscado a internacionalização do aeroporto, além de estimular mais empregos, cursos e oportunidades na área”, destaca o prefeito.

O curso de Engenharia Aeronáutica tem 200 alunos matriculados e já formou 180 engenheiros aeronáuticos. Fundado em uma resposta da USP à demanda crescente desse tipo de engenharia, o curso, lançado há 10 anos, foi relembrado pelo deputado Federal, Newton Lima e que na época era o prefeito da cidade e incentivador do projeto. “Estávamos aqui há 10 anos, como sonhadores, plantando uma semente e hoje voltamos para comemorar este curso já consolidado. Além disso, São Carlos ofereceu estrutura para os profissionais da área atuarem, como o curso de tecnólogo em manutenção de aeronaves, entre outros”, resume o deputado.

Para o coordenador do curso, Fernando Catalano, os alunos de Engenharia Aeronáutica estão atuando em diversas áreas do setor. “É um curso bastante exigente e que requer uma formação sólida. Além dos nossos excelentes alunos e professores, temos os melhores equipamentos e máquinas. Estamos caminhando muito bem”, disse o coordenador do curso, agradecendo o apoio da Prefeitura.

O curso sempre esteve entre os mais procurados da área de exatas, com notas de corte no vestibular da Fuvest entre os três maiores. Os engenheiros aeronáuticos egressos desse curso compõem mais de 90% dos engenheiros do país atuando na Embraer, Anac e grandes empresas aéreas.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
VERA LUCIA FERNANDES DOS SANTOS
VERA LUCIA FERNANDES DOS SANTOS
11 anos atrás

NO DIA 25/05, MEU MARIDO E EU ESTIVEMOS NA COMEMORAÇÃO DOS 10 ANOS DO CURSO DE ENGENHARIA DA AERONAUTICA. FOMOS PRESTIGIAR NOSSO FILHO FELIPE FERNANDES LIORBANO, QUE ESTÁ CURSANDO O PRIMEIRO ANO. DENTRE AS AUTORIDADES PRESENTES, CONHECEMOS TAMBEM OS AMIGOS DE NOSSO FILHO, E OS PAIS DE JOÃO PAULO. EU, COMO MÃE CORUJA QUE SOU NÃO ESTOU CABENDO EM MIM DE TANTO ORGULHO E FELICIDADE, DE NOSSO FILHO ESTAR NO MELHOR CURSO DO BRASIL. ACHO QUE TODOS OS PAIS ESTÃO COMPARTILHANDO DO MESMO SENTIMENTO. É LINDO VER AQUELES MENINOS (A MAIORIA AINDA IMBERBES), TÃO INTELIGENTES E QUE REPRESENTAM A JUVENTUDE PROMISSORA DO NOSSO PAÍS. DEIXO AQUI TAMBEM O MEU AGRADECIMENTO AO COMANDANTE MARCOS PONTES.,QUE NOS TRATOU COM MUITA SIMPATIA E GENTILEZA. VOU GUARDAR AS FOTOS DAQUELES MOMENTOS COM MUITO CARINHO. AGRADEÇO A TODOS E PRINCIPALMENTE AO MEU FILHO, QUE SÓ NOS TRAZ ALEGRIAS.

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x