26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Curso de química para engenharia energia é lançado na USP

Curso de química para engenharia energia é lançado na USP

29/03/2012 12h16 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Curso de química para engenharia energia é lançado na USP

Milan Trisc, professor da USP, lança o livro Curso de química para engenharia energia, pela editora Manole, juntamente com a co-autora Maíra Carvalho Fresqui sobre química, energia e engenharia. Os autores convidam estudantes, pesquisadores e simpatizantes pela área hoje, a partir das 10h às 16h no Espaço Primavera – térreo do edifício E1 da Escola de Engenharia de São Carlos, EESC.

A discussão primordial do livro é sobre energia. “O Brasil tem a maior hidroelétrica do mundo, Itaipu. Outra fonte de energia é o álcool. Agora, estamos começando a investir em energia eólica e construindo a base Angra 3, que é nuclear”, explica Trisc, sobre os diversos tipos de energias que o Brasil possui . Dessa maneira, ele ressalta a ótima posição do país. “A situação do Brasil é boa, tem excesso de escolhas possíveis”.

É dada uma ênfase na química e sobre a fotossíntese, considerada crucial para a vida no planeta. “Comparamos, por exemplo, o álcool e a gasolina, na qual o primeiro polui muito menos”, ressalta.

O professor comenta também sobre a discussão do aquecimento global. “Comentamos sobre o aquecimento global, que é mais fabricada do que real. Pensamos que é uma invenção dos países desenvolvidos para nos inibir. Quem mais polui são EUA, China e Europa, sendo responsáveis pela metade do CO2 emitido”.

 

PERFIL – Milan Trisc, 74, nasceu em Belgrado na Sérvia e quando jovem mudou-se para o Chile. Onde fez sua graduação. Realizou doutorado na França e pós-doutorado na Suécia. E depois trabalhou cinco anos no Canadá.

Veio para o Brasil em 1978 e ingressou como professor visitante da USP. Tornou-se Livre-Docente pela mesma em 1983 e em 1991, como professor titular no Instituto de Química. Atuando na área de química quântica. 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x