19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Cursos de graduação a distância contemplam estudantes

Cursos de graduação a distância contemplam estudantes

11/04/2013 19h16 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Cursos de graduação a distância contemplam estudantes

Desde 2007, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) oferece cursos de graduação na modalidade de Educação a Distância (EaD), dentro do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), criado pelo Governo Federal em 2006 como parte importante do esforço de democratização do acesso à Educação Superior, por meio da expansão e interiorização da oferta de oportunidades nesse nível de ensino.

 

Aderindo à EaD, a UFSCar visa a democratização e a socialização do conhecimento que, de outro modo, estaria restrito aos frequentadores presenciais dos centros de formação e pesquisa. Isto porque, por intermédio da educação a distância, a Instituição pode proporcionar oportunidades de formação qualificada a pessoas residentes em cidades distantes de seus campi ou que tenham outras dificuldades para participar de cursos presenciais. Além disso, oferecer cursos a distância vem ao encontro do compromisso histórico assumido pela UFSCar com o ensino público, gratuito e de qualidade e com sua busca pela garantia de condições de acesso e permanência na Universidade a estudantes de diferentes origens e estratos sociais.

Após mais de cinco anos atuando com graduação a distância, já é possível observar que vem sendo atingido o objetivo de levar formação e perspectivas de vida melhor a partir da educação, para pessoas em faixas etárias e em condições socioeconômicas diferenciadas, contemplando inclusive parcela da população que por muito tempo não teve acesso ao Ensino Superior público.

Sérgio Afonso de Abreu tem 36 anos, é casado e teve de conciliar os estudos no curso de Bacharelado em Sistemas de Informação (BSI) da UFSCar com o trabalho e a família. O curso foi a sua primeira graduação e também a primeira experiência com EaD. “Um aprendizado enorme!”, garante ele. Sérgio conta que a trajetória de estudos nem sempre foi fácil. “O curso a distância exige muita leitura e o fato de não podermos tirar as dúvidas ‘na hora’, às vezes, causa insegurança”. Mas, com o tempo, ele foi aprendendo a estudar e se acostumando com os processos de uma educação a distância.

A metodologia da EaD adotada pela UFSCar garante acompanhamento dos alunos por professores, tutores virtuais e tutores presenciais. Os tutores virtuais são responsáveis por pequenos grupos de estudantes, no ambiente virtual de aprendizagem. Cabe ao tutor virtual orientar os alunos no que se refere ao desenvolvimento dos conteúdos e atividades; auxiliar na solução de dúvidas (que tem até 24 horas para responder a dúvidas urgentes); oferecer retorno das atividades e avaliações realizadas a distância, sempre em sintonia com o professor e com o que foi planejado para a disciplina. Já o tutor presencial desenvolve um conjunto diversificado de atividades pedagógico-administrativas nos Polos de Apoio Presencial, prestando atendimento síncrono e local aos alunos.

Embora seja a distância, os estudantes nunca estão sozinhos e o contato com os colegas de turma também é garantido. “Se eu não tivesse os amigos de turma para dividir as angústias e me incentivar na caminhada eu teria desistido”, conta Walter Santos de Andrade Souza, de 32 anos, também formado em BSI pela UFSCar. “A gente formou um grupo logo no começo do curso que foi muito importante, nós fizemos todos os trabalhos juntos!” relata.

Vencidos os desafios, tanto Sérgio quanto Walter carregam sentimentos de satisfação e perspectivas de sucesso. “Agora é continuar a evoluir: pós-graduação, especializações… Os conhecimentos transmitidos durante o curso foram muito bons, agora é hora de aplicá-los. As expectativas são as melhores possíveis!”, afirma Walter. E Sérgio conclui: “O sentimento que fica é de felicidade por ter conseguido vencer! E agora posso enfrentar o mercado de trabalho com o selo de qualidade da UFSCar!”.

Conheça os cursos de graduação que a UFSCar oferece na modalidade a distância em www.sead.ufscar.br.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x