25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > “Da mesma forma que meu Pai me amou, eu também amei vocês: permaneçam no meu amor “(Jo 15,9)

“Da mesma forma que meu Pai me amou, eu também amei vocês: permaneçam no meu amor “(Jo 15,9)

28/02/2021 16h18 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
“Da mesma forma que meu Pai me amou, eu também amei vocês: permaneçam no meu amor “(Jo 15,9) Foto: Divulgação

A Via-Crúcis, em latim Via Crucis, lit. (“Caminho da Cruz”), também chamada Via-Sacra, se refere ao trajeto que foi percorrido por Jesus carregando a cruz desde Pretório até o Calvário, onde faleceu.

Essa devoção conhecida da Igreja toma uma maior expressão nos quarenta dias em que somos chamados à penitência e oração, a Quaresma.

A Via-Sacra teve origem no tempo das Cruzadas (século X). Os fiéis, que peregrinavam à Terra Santa e visitavam os lugares sagrados da Paixão de Jesus, continuaram recordando os passos da Via Dolorosa de Jerusalém em suas pátrias, unindo essa devoção.

Durante a Quaresma, a Via-Sacra é rezada sempre às sextas-feiras, e é quando muitas pessoas se reúnem para meditar os momentos dolorosos da Via-Crúcis.

A meditação da Via-Sacra é acompanhada de uma passagem bíblica retirada dos Evangelhos (Salmos), fazendo com que, quem medita a Via-Sacra, tenha contato com os textos bíblicos.

“Mas aprouve ao Senhor esmagá-lo pelo sofrimento; se ele oferecer a sua vida em sacrifício expiatório[…]” (Is 53,10).

Quando rezamos piedosamente a Via-Sacra, percorrendo o mesmo caminho feito por Jesus e recebemos as indulgências plenárias.

Com a graça das indulgências, podemos conceber sufrágio às almas do purgatório, concedendo a elas a graça de adentrar o céu.

A Via-Sacra nos ajuda a meditar os momentos de dor de Nosso Senhor Jesus Cristo, realizando, no seu coração, um reconhecimento do amor Dele por cada um de nós.

Jesus deixou-se escarnecer a ponto de ficar desfigurado, como, em Isaías, a própria Palavra narra, de modo a prefigurar o sofrimento de Jesus: “Tão desfigurado estava que havia perdido a aparência humana” (Is 52,14).

Com essa passagem, conseguimos imaginar tamanho sofrimento e escárnio que Jesus passara. Completa, ainda, o profeta: “Mas aprouve ao Senhor esmagá-lo pelo sofrimento; se ele oferecer a sua vida em sacrifício expiatório[…]” (Is 53,10).

Sua Santidade, o Papa Francisco, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude em 2013 fez algumas observações sobre a Via-Sacra.

Segundo o Papa Francisco, devemos rezar a Via-Sacra, pois “ela nos ajuda a colocar a nossa confiança em Deus; nos mostra nosso lugar na história; nos recorda que Jesus sofre conosco; nos convida à ação; nos ajuda a tomar uma decisão a favor de (ou contra) Jesus; revela a resposta de Deus ao mal no mundo; nos dá a certeza do amor de Deus por nós; e, nos guia da cruz à Ressurreição”.

Deus abençoe você!

Gisele Botêga

Equipe Consagra-te

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x