23 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Daae prossegue com a revitalização do córrego Água Branca

Daae prossegue com a revitalização do córrego Água Branca

Já foram realizadas desocupações dos espaços que estavam sendo usados indevidamente, poda, limpeza e calçamento de todo o entorno da APP

01/12/2020 19h10 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
Daae prossegue com a revitalização do córrego Água Branca Foto: Divulgação / Prefeitura Municipal de Araraquara (SP)

O Daae, por meio da diretoria de Gestão Ambiental, está revitalizando toda a de Área de Preservação Permanente (APP) da Nascente Modelo do córrego Água Branca, um importante afluente do Ribeirão do Ouro, localizado na zona leste do município, entre os bairros Jardim Dumont e Cruzeiro do Sul.

Na tarde da última quinta-feira (26), o superintendente do Daae, Donizete Simioni, a diretora de Gestão Ambiental, Katia Matteo, e os gerentes Agamemnon Brunetti (Resíduos Sólidos) e Clarisso Mattoso (Parques e Áreas Verdes), estiveram no local para acompanhar o andamento das obras.

Já foram realizadas desocupações dos espaços que estavam sendo usados indevidamente, poda, limpeza e calçamento de todo o entorno da APP. As ações de revitalização incluem ainda o cercamento de toda a área, instalação de placas educativas, bancos e lixeiras, plantio de 3 mil mudas e implantação da segunda praça sustentável do município, em área contígua a APP, que contará com um portal de acesso para a trilha da nascente.

De acordo com o último levantamento, Araraquara possui 18 metros quadrados de área verde por habitante, enquanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda 12 metros quadrados. Só em 2020, o Daae já realizou o plantio de cerca de 10 mil mudas em Áreas de Preservação Permanente e de reflorestamento no município.

Entre as principais obras executadas este ano na área ambiental estão o desassoreamento da represa de captação do Paiol, a retirada de vegetação aquática da represa do córrego Lajeado,  a revitalização do Parque do Basalto, a revitalização das APPs do córrego do Tanquinho e do córrego Pinheirinho, a construção de dois novos Pontos de Entrega de Entulhos e Volumosos e um Ponto de Entrega da Comunidade, a aquisição e fundação de balança rodoviária na Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos, a construção de muro na área de triagem e transbordo dos resíduos da construção civil e a construção da bacia de contenção da represa de captação das Cruzes.

Em 2020, a cidade também conquistou, pelo segundo ano consecutivo, o certificado Município VerdeAzul, avaliação da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente sobre a eficiência da gestão ambiental dos municípios paulistas.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x