19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Desembargador reflete sobre igualdade em evento na OAB

Desembargador reflete sobre igualdade em evento na OAB

15/09/2019 09h03 - Atualizado há 5 anos Publicado por: Redação
Desembargador reflete sobre igualdade em evento na OAB

O desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), Alfredo Attié Júnior, esteve em São Carlos, na quinta e na sexta, para palestras que refletiram sobre igualdade e direitos humanos.

Attié é considerado um expoente no campo do saber jurídico e um braço forte como agente de composição política. Nos encontros, a advogada Ana Cristina Juvenal da Cruz participou do debate.

Ana é Professora Adjunta da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), no Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Desenvolve trabalhos na área de educação com ênfase em relações étnico-raciais, estudo e ensino das histórias africanas e afro-brasileiras).

Antes do evento, o desembargador comentou sobre um episódio que permeou o noticiário são-carlense nas últimas semanas: o caso em que Carla Campos, cargo político do governo Airton Garcia (PSB), teria promovido ofensas racistas a duas mulheres que trabalham na Secretaria da Pessoa Com Deficiência e Mobilidade Reduzida. “A Declaração Universal dos Direitos Humanos condena esse tipo de atitude. E essas atitudes ocorrem porque nunca, efetivamente, refletimos sobre o nosso passado colonial em que refletimos sobre vida e escravidão”, disse.

Desigualdade

Para Alfredo Attié Júnior, os casos de racismo se entrelaçam com a desigualdade social brasileira. Ele cita que a riqueza se concentra em 5% da população brasileira. “As seis famílias mais ricas amealham mais dinheiro que 104 milhões de brasileiros. Esse é o resultado da desigualdade que vivemos”. Ele também pondera: “Nunca é tarde para revisitarmos o passado para reconstruirmos o futuro. Reconhecendo os erros do passado, podemos criar um futuro de oportunidades, revalorizando a educação, que é um dos pilares para acabar com o preconceito”, finalizou.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x