26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Dia Municipal é celebrado com plantio de mudas

Dia Municipal é celebrado com plantio de mudas

25/04/2012 19h38 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Dia Municipal é celebrado com plantio de mudas

Vinte e cinco de abril é a data que São Carlos comemora um dos seus símbolos, que inclusive está estampado na bandeira do município. O Dia Municipal da Araucária foi comemorado com o plantio de árvores da espécie, na manhã desta quarta-feira, 25, no Recreio dos Bandeirantes. O local abriga hoje duas Araucárias, mas já abrigou outras seis, que infelizmente, foram dizimadas pela ação do homem, como incêndios criminosos.

 

Os alunos das escolas Maria Ermantina Tarpani, Gabriel Félix do Amaral e do projeto Anjos da Guarda, da igreja São Nicolau de Flüe, participaram, com o prefeito Oswaldo Barba, do plantio de 40 árvores na área de preservação do bairro. “As Araucárias são o símbolo do clima agradável de São Carlos. Esse local foi privilegiado porque possuía oito árvores da espécie e com o apoio do prefeito Oswaldo Barba e dos moradores vamos lutar para recuperar as árvores que se perderam com o tempo”, observou o coordenador de Meio Ambiente da Prefeitura, Paulo Mancini.

Aproximadamente 4% do território são-carlense era recoberto por bosques de pinhais, cuja paisagem foi completamente modificada ao longo das décadas. Atualmente, a Prefeitura adota a política de recomposição dessas árvores. Inclusive há uma lei municipal de 2002, de autoria da ex-vereadora Géria Montanar, que torna as Araucárias imunes de corte.

O prefeito Oswaldo Barba celebrou o plantio com as crianças, alertando sobre a importância de preservar o meio ambiente. “Na semana passada, celebramos a Parada das Flores, que foi um sucesso entre os pais e crianças. Estamos na semana em que ocorre a Festa do Clima, que também tem o caráter de chamar a atenção para a preservação do meio ambiente. O plantio de árvores é importante para a manutenção do clima de São Carlos e a nossa administração se preocupa com isso. Tanto é que já plantamos, em 3 anos, aproximadamente 340 mil árvores na cidade”, comentou Barba.

Barba convidou alunos, professores e moradores do local para participarem do projeto “Maternidade Plantando o Futuro”, que acontece no próximo domingo (29), na nascente do Córrego São Rafael (Jardim Tangará). O local receberá 284 árvores nativas, número referente aos nascimentos que ocorreram em março,em São Carlos.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x