18 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Diretora de Vigilância em Saúde ressalta importância da vacinação durante pandemia

Diretora de Vigilância em Saúde ressalta importância da vacinação durante pandemia

Época de frio, é importante tomar a vacina contra influenza, porque assim elimina uma possibilidade de doença respiratória

06/08/2020 13h40 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
Diretora de Vigilância em Saúde ressalta importância da vacinação durante pandemia Foto: Divulgação

O Fala São Carlos de ontem (5) contou com a participação de Crislaine Mestre, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde de São Carlos, que concedeu entrevista ao apresentador Luis Morelli. Na ocasião, ela comentou sobre a importância da vacinação, mesmo durante a pandemia. “A gente não pode deixar de manter os cuidados que vínhamos mantendo, estamos com vacinas de todas as faixas etárias. Vacina da gripe e sarampo”, afirmou.

Crislaine ressaltou que nesta época de frio, é importante tomar a vacina contra influenza, porque assim elimina uma possibilidade de doença respiratória. “Estamos na fase de um clima mais frio, onde tivemos a vacina da gripe, para evitar doenças respiratórias. Se tiver tomado vacina de influenza, começamos a ver se é Covid-19 ou outra doença. É importante manter as cadernetas de vacinação das crianças atualizadas”, enfatizou.

De acordo com a diretora Crislaine, teve um período em que a sala de vacinas ficou reservada aos idosos, mas agora já retomaram os horários normais, todas as pessoas podem procurar as vacinas, para manter a caderneta em ordem.

Outro assunto comentado na entrevista foi sobre o caso positivo de coronavírus em um profissional de saúde que trabalha na Unidade de Saúde Básica do Maria Stella Fagá. “Uma unidade teve problema com Covid-19. Não especificamente podemos adquirir a doença dentro dos estabelecimentos de saúde. Uma servidora trabalha em outro local, ela foi testada e teve resultado positivo”, informou.

A Secretaria de Saúde de São Carlos comunicou que a Unidade Básica de Saúde do Maria Stella Fagá já retornou o atendimento aos usuários SUS desde ontem (05), já que os resultados dos exames de 8 funcionários foram negativos para a COVID-19. A unidade passou por desinfecção. A Vigilância Epidemiológica ainda aguarda o resultado de outros 4 exames, por isso esses servidores ainda permanecem afastados.

A diretora Crislaine esclareceu sobre os procedimentos quando uma pessoa está com suspeita do novo coronavírus. “Muitas pessoas têm dúvida de como proceder diante de uma suspeita de síndrome gripal. Se as pessoas estão sentindo coriza, tosse, cansaço em pequenos esforços, deve procurar uma unidade de saúde para ser acompanhada”, relatou.

Segundo ela, no primeiro sintoma, a pessoa vai ser agendada para fazer o teste. E o resultado é divulgado de um dia para outro. Se o resultado vem negativo, a pessoa pode retornar às atividades laborais, caso venha positivo, deve cumprir o isolamento de 14 dias, e a Vigilância Epidemiológica faz todo acompanhamento do caso.

Ela respondeu ao questionamento de um ouvinte sobre a maior deficiência do município em referência ao Covid-19. “Como não temos a imunização por meio de vacina, hoje a situação em que a gente se encontra, a forma mais efetiva de reduzir os casos é o isolamento domiciliar. Mas já estamos há 150 dias, e as pessoas estão cansadas do isolamento. Precisamos retomar a economia, a vida precisa ser retomada, mesmo assim, devemos manter o isolamento, usar máscaras e manter o distanciamento entre as pessoas, para evitar aglomerações, quando saímos de casa para o essencial”, finalizou.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x