25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Docentes participam de minicurso da LAECP

Docentes participam de minicurso da LAECP

LAECP é uma organização sem fins lucrativos vinculada à UNIFACS, em Salvador - BA

20/10/2021 10h13 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
Docentes participam de minicurso da LAECP Foto: Divulgação

Os docentes do curso de Enfermagem da UNICEP, Prof.ª Msc. Paula Renata Miranda dos Santos, Prof.ª Dr.ª Daniela Garbuio e Prof. Msc. Rafael Lino, participaram na primeira semana de outubro do “I Minicurso Abordagem Multidisciplinar aos Cuidados Paliativos”, organizada pela Liga Acadêmica de Estudos em Cuidados Paliativos (LAECP). O evento aconteceu de 4 a 8 de outubro e foi online.

A LAECP é uma organização sem fins lucrativos vinculada à UNIFACS, em Salvador – BA, que é fundada por alunos, iniciou as atividades com os estudantes de Enfermagem e hoje tem estudantes de outros cursos, a liga realiza encontros semanais que abordam temas específicos. Com esses eventos permite que os estudantes tenham network com outros estudantes e com profissionais das diversas áreas que tratam o tema.

A estudante da UNICEP, Rafaela Rosales, aluna do oitavo período do curso, é a Diretora Geral do Núcleo Científico da Liga. A discente ficou responsável pela organização das palestras, convite aos palestrantes, sendo também mediadora em algumas temáticas.

De acordo com a docente, Msc. Paula Renata Miranda dos Santos, o evento abordou diversas áreas como farmacologia, psicologia, enfermagem, medicina e outros, diante de pacientes em cuidados paliativos tanto em domicílio quanto hospitalar.

“Os cursos de graduação da área da saúde ainda não possuem em suas grades uma disciplina que aborde completamente o tema Cuidados Paliativos. Diante disso, promover um minicurso sobre o tema que abranja diversas profissões da saúde, foi o meio encontrado para que o aluno pudesse aprender e entender sobre o tema e ter dominância caso venha precisar em sua vida profissional.”, explicou a docente.

E continuou: “Tive a oportunidade de falar sobre o Luto profissional, Fadiga de Compaixão e Burnout. Estes temas tão ligados ao dia a dia do profissional em saúde, mas ao mesmo tempo não falados e não tratados como devem ser. Falar sobre eles para profissionais de diversas áreas e os alunos, possibilitou discutirmos sobre as dificuldades enfrentadas por nós no cotidiano profissional e a importância de cuidarmos da nossa saúde mental. Ter um ambiente que possibilite falar sobre os nossos sofrimentos e angústias é um passo para transformações das rotinas cada vez mais exaustivas.”.

Para Rafaela: “Foi muito legal participar. Por ser um tema que eu tenho interesse e não é muito abordado na grade, buscar através da liga esse conhecimento foi ótimo, e poder compartilhar esse conhecimento para os alunos é uma experiência muito bacana, principalmente em um evento que contou com a participação de palestrantes e ouvintes de todas as regiões do país”.

Paula finalizou: “Ver os alunos se envolvendo e promovendo eventos dessa proporção e importância só afirma o nosso objetivo, que é dar asas ao aluno para que busquem novos conhecimentos”.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x