18 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Doenças de inverno podem ser prevenidas

Doenças de inverno podem ser prevenidas

03/05/2012 08h22 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Doenças de inverno podem ser prevenidas

As temperaturas baixaram e algumas das doenças causadas por vírus e bactérias e que têm como principal alvo o sistema respiratório já começam a incomodar a população são-carlense. A equipe de reportagem do jornal Primeira Página conversou com um especialista para saber quais são as enfermidades mais comuns do inverno e como preveni-las.

De acordo com o clínico geral e pneumologista, Dr. Sérgio Pripas, gripe, resfriados, rinite, pneumonia, bronquite e meningite são alguns exemplos das doenças que pessoas contraem com certa frequencia durante esta época do ano.

Segundo ele, ao contrário do que muitos pensam, a gripe, por exemplo, nada tem a ver com o resfriado, cujos sintomas são mais amenos. “Se a pessoa apresentar febre alta, tosse, secreção nasal, dor de garganta, dor de cabeça e pelo corpo e cansaço físico ela está gripada. A melhor maneira de prevenção ainda é a vacina, recomendada especialmente a crianças e idosos. Mas adotar medidas como lavar bem as mãos, evitar o contato com pessoas com sintomas da gripe e, se possível, evitar locais fechados e cheios de gente contribuem para que o contágio não aconteça”, explica.

O Dr. Pripas esclarece que as pessoas devem estar atentas aos sintomas da gripe, especialmente no caso de idosos, pois devido à debilidade do sistema de defesa do organismo, o quadro pode evoluir para uma pneumonia. “Os sintomas do início da pneumonia são bem similares ao da gripe, sendo que o doente pode apresentar respiração curta e ofegante, além de dores no tórax. A vacinação é novamente a única maneira de prevenir a doença, tanto o imunizante que protege contra o vírus influenza, causador da gripe, como as vacinas antipneumocócicas”, alerta o médico.

Outra doença que costuma ser incidente no outono e inverno é a rinite alérgica que, segundo o Dr. Pripas, é uma inflamação da mucosa que reveste o nariz, causando coceira, irritação, coriza, espirros e congestão nasal. Ele salienta que medicamentos antialérgicos são a forma mais comum de tratamento, porém manter o ambiente bastante arejado e sempre limpo, evitando o acúmulo de poeira e mofo, é essencial para controlar o problema. “A inflamação pode ser desencadeada por vírus, bactérias e fungos, além de fatores irritantes não-alérgicos, como odores fortes de perfumes, por exemplo. No caso das rinites causadas por bactérias ou vírus, geralmente, a evolução do quadro leva a inflmações mais severas como a sinusite”, declara.

MEDIDAS PREVENTIVAS

Apesar de cada doença ser prevenida de uma determinada maneira, existem medidas gerais que devem ser adotadas para evitar o contágio com os agentes causadores de cada uma delas.

A orientação do Dr. Pripas é que as pessoas evitem ambientes fechados e com muitas pessoas; vacinem-se contra a gripe e pneumonia; procurem um médico ao apresentar determinados sintomas, evitando, dessa maneira, automedicação; mantenham o ambiente limpo e arejado; bebam bastante líquido; consumam alimentos ricos em vitamina C, como limão, laranja e acerola e lavem as mãos com frequência.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Raphaela
Raphaela
11 anos atrás

Quero saber que doenças são previnidas pelo o uso da acerola. Da pra me ajudarem? é pra um trabalho escolar!

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x