18 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Dom Paulo Cezar Costa é nomeado Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Brasília

Dom Paulo Cezar Costa é nomeado Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Brasília

21/10/2020 11h34 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
Dom Paulo Cezar Costa é nomeado Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Brasília Foto: Divulgação

Hoje (21) foi anunciado pelo Papa Francisco no Boletim de Imprensa da Santa Sé, ao meio dia do horário de Roma, 7h do horário de Brasília, a nomeação de Dom Paulo Cezar Costa como novo Arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Brasília, na Capital Federal do Brasil.

A posse canônica está marcada para 12 de dezembro de 2020, o anúncio da data foi feito na mensagem de Dom Paulo aos fiéis de São Carlos (SP). Até sua posse no Distrito Federal, Dom Paulo segue responsável pela administração da Diocese de São Carlos.

“Patriarcas e profetas de nossa fé fizeram: partiram respondendo a um Chamado de Deus”, disse Dom Paulo Cezar aos fiéis da diocese de São Carlos, em confirmação do aceite ao convite do pontífice da Igreja Católica.

Dom Paulo agradeceu o carinho e acolhimento e demonstrou quanto é grato pela vida de cada membro vivo desta Igreja Particular. Em um tom de afeto e recordações o Bispo ressaltou sua chegada e suas ações na Diocese: “Percorremos um caminho pastoral; conseguimos várias realizações administrativas, tentamos crescer no relacionamento com a sociedade e na prática da caridade”, afirmou Dom Paulo.

O Bispo diocesano também agradeceu ao Dom Eduardo Malaspina. “Neste percurso, Papa Francisco nos deu um auxiliar, Dom Eduardo Malaspina, que me foi de grande ajuda no Governo da nossa Diocese”. (Leia no box a mensagem completa para os fiéis da Diocese de São Carlos)

Ao Papa Francisco, Dom Paulo Cezar disse que oferece obediência, comunhão e gratidão, além de planejar um diálogo com a sociedade e os poderes do Brasil. “Ofereço filial obediência, comunhão e gratidão pela confiança, e irei estabelecer com os poderes da República e com a sociedade um diálogo profícuo e respeitoso”, ressaltou.

Dom Paulo Cezar em carta aberta aos fiéis de Brasília também comenta a sua transferência. “Entro na vida desta Igreja Particular com muito respeito pela sua caminhada, pelo trabalho dos meus predecessores, principalmente o Cardeal Sérgio da Rocha, que doou a vida por vários anos nesta Igreja”, exaltou.

Na carta à Arquidiocese brasiliense, o sacerdote revelou o objetivo de concretizar o “desejo do Papa Francisco” de promover a “cultura do encontro”. “Alguns tentam fugir da realidade, refugiando-se em mundos privados, enquanto outros a enfrentam com violência destrutiva, mas entre a indiferença egoísta e o protesto violento, há uma opção sempre possível: o diálogo. O diálogo entre as gerações, o diálogo no povo, porque todos somos povo, a capacidade de dar e receber, permanecendo abertos à verdade. Um país cresce quando dialogam de modo construtivo as suas diversas riquezas culturais: a cultura popular, a cultura universitária, a cultura juvenil, a cultura artística e a cultura tecnológica, a cultura econômica e a cultura da família, e a cultura dos meios de comunicação”, escreveu Dom Paulo Cezar.

Em nota, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) disse que se alegra com a notícia da nomeação de Dom Paulo Cezar como novo arcebispo da Arquidiocese de Brasília (DF). “Junto com a porção do povo de Deus desta Igreja Particular que acolhe a sede de nossa Conferência, queremos te acolher e bendizer a Deus pelo seu sim”.

Quem é Dom Paulo Cezar Costa

Dom Paulo Cezar Costa nasceu em Valença (RJ), em 20 de julho de 1967, recebeu sua Ordenação Sacerdotal em 05 de dezembro de 1992.

Sendo nomeado Bispo pelo Papa Bento XVI em 24 de novembro de 2010 e foi ordenado em 5 de fevereiro de 2011, no Rio de Janeiro. Como lema de ordenação Episcopal escolheu a frase “Tudo suporto pelos eleitos” (2 Tm 2,10). Em 22 de junho de 2016 o Papa Francisco nomeou como o 7º Bispo da Diocese de São Carlos. Sua posse canônica aconteceu no dia 06 de agosto de 2016.

Graduado em Teologia pelo Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro (1991), mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana (1998) e doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana (2001) Dom Paulo Cezar Costa, teve sua caminhada eclesial marcada pela organização da Jornada Mundial da Juventude no Brasil que reuniu mais de quatro milhões de jovens junto do Papa Francisco.

Atualmente, é responsável pelo Setor Universidades da Igreja no Brasil da Comissão Episcopal Pastoral para Educação e Cultura, membro do Conselho Permanente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e membro do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM); em Roma é membro da Pontifícia Comissão para América Latina e do Pontifício Conselho para Unidade dos Cristãos.

Mensagem ao povo de Deus da Diocese de São Carlos

Hoje é um dia que acordei com inúmeras lembranças em meu coração, uma delas trouxe-me o dia em que o Santo Padre, o Papa Francisco, nomeou-me Bispo de nossa amada Diocese de São Carlos em junho de 2016. Tomando posse no meu ofício dia 06 de agosto de 2016, entrei na vida e caminhada desta Igreja com respeito e admiração pela sua história, seu grande Clero, as inúmeras vocações, os religiosos e religiosas, os diáconos e seu laicato maravilhoso.

É uma Diocese que tem seus desafios, mas as alegrias são muito maiores que estes. Sou feliz doando a vida nesta Igreja e nesta região do Estado de São Paulo. Percorremos um caminho pastoral; conseguimos várias realizações administrativas, tentamos crescer no relacionamento com a sociedade e na prática da caridade. Neste percurso, Papa Francisco nos deu um auxiliar, Dom Eduardo Malaspina, que me foi de grande ajuda no Governo da nossa Diocese.

Agora, o Papa pediu para que eu assumisse a Arquidiocese de Brasília e eu, livremente, disse: “sim”. Sempre busquei ver na vontade dos meus superiores a vontade de Deus. Lembro-me que não foi fácil partir do Rio de Janeiro e vir para São Carlos; agora, não será fácil partir para Brasília, mas vou porque acredito que é a Vontade de Deus. Os grandes personagens da História da Salvação me ensinaram que a vida do homem de Deus é marcada pela dinâmica do êxodo, da saída.

Continuarei administrando a Diocese de São Carlos até o dia 12 de dezembro, quando tomarei posse da minha nova missão em Brasília. Darei, até o último momento, o melhor de minhas forças para que esta Igreja continue a ser bonita, evangelizadora e missionária.

Gostaria muito de me encontrar com cada um de vocês para um abraço de até breve, na impossibilidade que o momento nos impõe, desejo realizar algumas celebrações no mês de novembro. Elas serão devidamente comunicadas e transmitidas para que todos e todas se sintam abraçados por mim. Agradeço imensamente o carinho com que me acolheram. Fiz-me um com vocês padres, diáconos [permanentes e transitórios], religiosos (as), leigos e leigas. Sou agradecido pela vida de vocês doada junto com a minha nesta nossa Diocese. Aprendi a amar vocês assim como sinto que puderam me conhecer e amar a mim. Peço suas orações nestes tempos e que São Carlos Borromeu interceda por nós.

Meu abraço e minha Bênção apostólica,

Dom Paulo Cezar Costa, Administrador Diocesano da Diocese de São Carlos.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x