25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Dom Paulo Sérgio Machado renunciou ao cargo de Bispo Diocesano

Dom Paulo Sérgio Machado renunciou ao cargo de Bispo Diocesano

16/12/2015 23h25 - Atualizado há 8 anos Publicado por: Redação
Dom Paulo Sérgio Machado renunciou ao cargo de Bispo Diocesano

O bispo diocesano de São Carlos, Dom Paulo Sérgio Machado, renunciou ao cargo, decisão que foi aceita ontem, 16, pelo Papa Francisco. A decisão foi publicada no Boletim Diário da Sala de Imprensa do Vaticano. Até a nomeação de um novo Bispo, Dom Airton, arcebispo Metropolitano de Campinas, assume a Diocese como Administrador Apostólico.  

Dom Airton José afirmou ter recebido sua nomeação para o cargo, primeiro, com grande preocupação: “Isso no sentido de que a Igreja de São Carlos é uma Igreja muito viva, e essa nomeação é para fazer com que ela se prepare bem para receber o novo bispo”. Afirma também que recebe essa notícia com muita disposição e disponibilidade para o serviço.

Embora ele não vá morar em São Carlos, fará constantes visitas para participar de reuniões e encontros na cidade. Segundo o arcebispo não há uma referência para saber em quanto tempo a cidade terá um novo bispo.

Segundo Dom Airton, um administrador apostólico tem como função manter a diocese em seu caminho, preparando a chegada do novo bispo. “Mas não existe um prazo, depende muito das circunstâncias”.

“A Igreja vê esse afastamento como um processo tranquilo, pois ele [Dom Paulo Sérgio] já vinha anunciando isso há algum tempo”, afirma o padre Eduardo Malaspina, chanceler do bispado na diocese de São Carlos. Nessa função, ele tem a missão de chancelar, de tornar público os documentos e aquilo que o bispo da diocese executa e diz. Malaspina explica que, aos 75 anos, os bispos são “obrigados” a renunciar. No entanto, a renúncia pode acontecer em outros casos: “Dom Paulo viu que depois de muito serviço, depois de ter ordenado 106 padres, ter criado mais de 50 paróquias só em nossa diocese, ele sentiu que o peso do ministério dele o estava deixando doente”, afirma o padre.

Dom Paulo completou 70 anos no último dia 22 de novembro e depois de 26 anos como bispo, dentre os quais nove na Diocese de São Carlos, pediu ao Papa, como presente de aniversário, ser Bispo emérito. Os motivos da sua renúncia são expressos numa carta que ele mesmo escreveu ao Santo Padre. “Já me sinto cansado. Tem muita gente boa por aí para me substituir. Não quero servir de peso a ninguém”, expressou Machado.

 

 

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x