25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Dona Graça reafirma Saúde como prioridade inicial

Dona Graça reafirma Saúde como prioridade inicial

Prefeita recém-empossada pretende ampliar serviços no setor, oferecer mais médicos e proporcionar viagem mais humana a quem necessita

17/01/2021 10h24 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
Dona Graça reafirma Saúde como prioridade inicial Foto: Divulgação / Prefeitura Municipal de Itirapina (SP)

Recém-empossada prefeita de Itirapina, Maria da Graça Zucchi Moraes (PSDB), reafirmou que sua prioridade inicial de governo neste primeiro mandato é a Saúde, principalmente no que diz respeito ao combate ao Coronavírus e a coordenação da campanha de vacinação contra a doença, prestes a ser iniciada em todo o Estado e também no País. Hoje, o município registra um aumento no número de casos e de mortes pela COVID-19. “Além disso, assumimos a Prefeitura com vários funcionários em férias, só na Saúde, 25, o que é muita coisa para nossa cidade. Mesmo assim, teremos condições de coordenar nosso trabalho para vacinar a população no município”, afirma.

Dona Graça lembra que em Itirapina não houve transição de governo, o que dificulta saber a real situação da prefeitura num primeiro momento. A gestão tucana quebra um ciclo de oito anos de governo do MDB. “Encontramos vários contratos que não foram prorrogados, inclusive na área da Saúde. Computadores estavam sem dados de arquivo da Prefeitura. Mas os serviços foram mantidos”, relata.

Ainda no tocante à Saúde, Dona Graça detalhou também outras metas de governo a médio e longo prazo. “Nós iremos batalhar para oferecer melhores condições aos nossos munícipes, oferecer mais serviços na área da Saúde, oferecer mais médicos e proporcionar uma viagem mais humana para aqueles que necessitam fazer o tratamento fora da cidade. Nós pretendemos fazer um bom diagnóstico da área da Saúde para que o nosso plano seja viável e possa acontecer com mais agilidade”.

Além da Saúde, Dona Graça reforça que fará um governo participativo a fim de estabelecer com a população as demais prioridades do município. “Aquilo que mais aflige o nosso povo, com certeza, nós colocaremos como prioridade”, promete.

EDUCAÇÃO – A Educação também requer novas demandas. “Temos que pensar na volta às aulas e na instalação de algumas salas de aula em pólos fora da cidade, como, por exemplo, no Broa e em Itaqueri da Serra, para atender crianças pequenas que passam muitas horas dentro de ônibus nas estradas”, projeta. A curto prazo, o desafio é a volta às aulas, prevista para 1º de fevereiro no âmbito estadual. “Vamos seguir o cronograma do Estado. Já temos um plano elaborado para a volta gradual, conforme foi anunciado pelo governo Doria”.

JOVENS – A capacitação de jovens, para fomentar a geração de empregos, é outra meta de mandato da gestão recém-empossada. “Atualmente Itirapina não possui projeto social da Prefeitura que atenda os adolescentes. Nós precisamos desenvolver este trabalho oferecendo esportes e outras atividades sadias para a juventude. Temos que pensar no desenvolvimento do Turismo e ter um olhar atento para o Broa. Há muito tempo os moradores sofrem porque o Broa não oferece quase nada para eles. Nós vamos trabalhar de acordo com as possibilidades, sempre ouvindo a população”, enumera.

EQUIPE DE TRABALHO – Nestes primeiros dias de governo, a nova prefeita se empenha para adequar a sua equipe de trabalho à realidade da gestão municipal. “Já apuramos uma dívida trabalhista de mais de R$ 5 milhões. Também há credores cobrando pagamentos, mas não encontramos o empenho ou o contrato que justifique a cobrança”, relata os problemas cotidianos das duas primeiras semanas de gestão.

A Prefeitura de Itirapina tem um orçamento anual estimado entre R$ 80/85 milhões, valor que permite fazer frente às demandas de custeio do município. “Corremos atrás de emendas parlamentares para reforçar o caixa municipal. Mantivemos já contatos com deputados para esse propósito”, conta a prefeitura.

“Estamos num momento de transição, quando tomamos conhecimento da situação das contas municipais e também do nosso quadro funcional. Cremos que nas próximas semanas tudo possa estar normalizado”, conclui Dona Graça.

NOMES JÁ DEFINIDOS NO SECRETARIADO:

– Manoel Carlos Corrêa Porto (Secretário Municipal de Administração)

– Luciano Miguel Del Nero (Secretário Municipal de Saneamento e Secretário Municipal Interino de Projetos e Obras)

– Wlaukia Sanches Lemos Perondi (Secretária Municipal de Saúde)

– Valdeck da Silva Ribeiro (Secretário Municipal de Serviços Públicos)

– Peterson Santilli (Secretário Municipal de Assuntos Jurídicos)

– Valéria Maria Feltrin Sanches (Secretária Municipal de Educação e Cultura).

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x