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Dr. Pacheco deu aulas no curso de “Análise Existencial e Logoterapia Frankliana”

Dr. Pacheco contou que durante a aula abordou temas que foram desde o papel da história e da historiografia até à apresentação das escolas

25/09/2021 10h25 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
Dr. Pacheco deu aulas no curso de “Análise Existencial e Logoterapia Frankliana” Foto: Divulgação

O curso de Pós-Graduação “Análise Existencial e Logoterapia Frankliana” recebeu, em um de seus módulos o Prof. Dr. Paulo Pacheco para dar aula sobre a história da psicologia.

Paulo possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001), grau de Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000) e doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2004), sob orientação da Prof.ª Dr.ª Marina Massimi, na linha de pesquisa de História das Ideias Psicológicas na Cultura Luso-Brasileira, tendo realizado estágio de pesquisa junto à École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris), sob supervisão do Prof. Dr. Pierre-Antoine Fabre. Realizou pós-doutorado na Universidade Estadual de Campinas, sob supervisão do Prof. Dr. Antonio Alcir Bernárdez Pécora. Atuou como professor, por 18 anos, em diversas instituições de ensino superior. Atua como psicoterapeuta, orientador vocacional, supervisor de profissionais de saúde mental e formador autônomo. É o criador do Seminário On-line de Psicologia (SOP).

Dr. Pacheco contou que durante a aula abordou temas que foram desde o papel da história e da historiografia até à apresentação das quatro escolas pioneiras da psicologia moderna. “Ao longo da aula, os alunos tiveram a oportunidade também de conhecer os principais fatores antecedentes para o surgimento da psicologia como ciência empírica, na Europa e nos Estados Unidos”, contou.

E explicou: “Procurei abordar os temas centrais da aula de uma perspectiva mais existencial do que propriamente conceitual ou informacional. Para mim, aprender história, nesse ponto da vida desses profissionais, de uma maneira apenas a travar contato com datas, eventos e personagens envolvidos com o surgimento da psicologia moderna é muito pouco útil para aquilo no que se pretendem especializar. Gosto de pensar a história como uma mestra. E ela o será tanto mais quanto mais soubermos nos identificar com os eventos aos quais ela se refere. Por isso, procurei, ao longo da aula, me dedicar ao máximo a apresentar as pessoas por trás dos eventos, dos conceitos e dos personagens, tais como costumam ser apresentados nos cursos clássicos de história da psicologia: homens que estiveram envolvidos com os acontecimentos, com as mentalidades que atravessaram os séculos, que experimentaram os vazios deixados como legado pelas crises de pensamento, pelas convulsões sociais, pelos questionamentos filosóficos.”

E continuou: “Dessa forma, estou convencido de que o profissional que sair dessa formação, saberá bem mais do que uma coleção de informações históricas… ele saberá ter uma escuta atenta à história: a começar pela própria, para chegar a entender que também a daqueles a quem eles vierem a se dedicar, no cuidado terapêutico, importa ser vista a partir da perspectiva de uma integração, não há evento da sua e da minha história que possa ser crido desimportante.”.

Para ele é uma alegria estar nesse curso: “Como cheguei a dizer ao Luis Enrique, é uma alegria grande demais saber-me parte desse projeto que, no meu entender, já pode ser considerado como um marco importantíssimo na história da psicologia, no Brasil. Tendo atuado por 18 anos na formação de psicólogos, ver que, finalmente, a Logoterapia começa a figurar de forma pública e explícita como parte fundamental da formação de terapeutas e psicoterapeutas, é ver um sonho se realizando. Que bom saber que um homem como o Luis Enrique tenha tido a coragem e tomado nas mãos a tarefa de fazer disso uma realidade… reunindo, graças à sua magnanimidade e enorme capacidade de agregação, professores como os que compõem o corpo docente dessa especialização. Sinto-me um anão ao lado desses homens e mulheres.”.

Luis Enrique Paulino Carmelo é o coordenador do curso de Pós-Graduação “Análise Existencial e Logoterapia Frankliana”.

Para finalizar Dr. Pacheco deixou uma mensagem: “Saibam, queridos alunos, que o que está começando aqui deixará marcas indeléveis na própria compreensão do fazer terapêutico, e vocês fazem parte disso. Saibam, sobretudo, que a vida de vocês nunca mais será a mesma, não só pelo desafio que resolveram assumir para a carreira profissional de vocês, mas também pelo contato com as pessoas com as quais terão a oportunidade de encontrar.”.

O CURSO – Serão 18 meses ou 360 horas de aulas EAD com aulas ao vivo e aulas quinzenais, às sextas das 19h às 22h30 e aos sábados 8h às 12h30, com uma hora de intervalo. O curso é direcionado à graduados em Psicologia, Pedagogia, Administração, Gestão de Pessoas, Direito, Enfermagem, entre outras áreas que estejam interessados em especializar-se em Logoterapia, para atuar na área da saúde, educacional, organizacional, a partir da visão antropológica e filosófica de Viktor Emil Frankl.

O curso tem como objetivo a partir da vida e obra de Viktor Frankl, promover um desenvolvimento pessoal e profissional na vida dos pós-graduandos que os possibilitem viver de modo livre e responsável, autêntico e auto transcendente, bem-dispostos a assumir a missão da vida e frutificarem em seus trabalhos; Realizar uma imersão na análise existencial e Logoterapia Frankliana; Possibilitar aos alunos a aquisição de um conhecimento teórico-prático desta abordagem; Promover a formação teórica e prática a nível de Pós-graduação lato sensu em Análise Existencial e Logoterapia Frankliana.

Quer conhecer melhor o curso de Pós-Graduação “Análise Existencial e Logoterapia Frankliana”? Acesse: https://www.unicep.edu.br/pos-graduacao/analise-existencial-e-logoterapia-frankliana

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