19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Ecoponto do Paulistano será reinaugurado nesta quinta-feira

Ecoponto do Paulistano será reinaugurado nesta quinta-feira

14/11/2019 00h01 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
Ecoponto do Paulistano será reinaugurado nesta quinta-feira Foto: Divulgação / Prefeitura Municipal de São Carlos

Nesta quinta-feira, 14, a Prefeitura de São Carlos realizará um ato simbólico para a entrega da reforma do Ecoponto do Jardim Paulistano, a partir das 9h. Durante a abertura, alunos do Projeto Guri farão uma apresentação musical e os presentes poderão conhecer a “Biblioteca da Dona Marta”.
O local passou por revitalização e está funcionando com uma empresa contratada para fazer o acesso, a triagem, classificação e destinação ambientalmente correta dos resíduos.
No ecoponto é possível descartar móveis velhos; pequenas quantidades de entulho, restos de construção; reciclagem, podas e galhos de árvores. O serviço é gratuito e deve ser utilizado pelos pequenos geradores que devem fazer a separação prévia dos resíduos gerados e a sua entrega, de acordo com as normas estabelecidas pela Prefeitura.
O volume máximo para descartar é de um metro cúbico de resíduos, o equivalente a uma caixa d´água de 1000 litros. Essa quantidade é estabelecida baseada na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), regulamentada por meio de resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
O descarte dos resíduos da construção civil é de responsabilidade do gerador, ou seja, de quem executa a obra. Para obras de médio e grande porte é necessário contratar uma empresa transportadora, onde o serviço é pago.
Outras competências e responsabilidades estão sendo discutidas na formatação do documento do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos (PMGIRS), um instrumento do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, Lei nº 12.305/2010, no âmbito do município e deve contemplar ações específicas a serem desenvolvidas pelos órgãos da administração pública para proteção da saúde pública e da qualidade ambiental e, a não geração, redução, reutilização, reciclagem, e tratamento dos resíduos sólidos, bem como a disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos. 
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação, contratou, via licitação, a FIPAI (Fundação para o Incremento da Pesquisa e do Aperfeiçoamento Industrial) para a elaboração. O plano deverá ser entregue no início do ano.
São Carlos tem hoje, cinco ECOPONTOS em funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e aos sábados e domingos das 8h às 12h.
Confira os endereços:
São Carlos VIII – Rua Capitão Luiz Brandão, 1.847;
Jardim Paulistano – Rua Indalécio de Campos Pereira, 1.120;
Jardim Ipanema – Rua Renato Talarico Lima Pereira, 299;  
Cidade Aracy – Avenida Arnoldo Almeida Pires, 1.507;
Jardim Medeiros – Rua Aristodemo Pelegrini, s/nº;
Denúncias de descarte irregular de resíduos podem ser feitas na ouvidoria pelo telefone 156.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x