29 de Novembro de 2020

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > EDITORIAL: Prefeito “mal informado”

EDITORIAL: Prefeito “mal informado”

22 de Dezembro de 2011 às 21:04 Publicado por: Redação
EDITORIAL: Prefeito “mal informado”

Vivemos na época da informação e do conhecimento. Tudo o que ocorre aparece depois  de segundos na internet, nas redes sociais, na televisão, nos jornais. É impossível esconder ou tentar maquiar a verdade e os fatos. Por mais que se tente vender uma mentira como a mais pura e cristalina verdade – prática utilizada por muitos ditadores na história da humanidade – hoje isso já não é mais possível.

Rapidamente a mentira ou a falta de informação se desmancha no ar. Mas há ainda algumas pessoas que não perceberam de fato que mundo mudou e as “verdades proferidas” ou “oficiais”, não são tão verdades assim. O prefeito Oswaldo Barba (PT) participou ontem de um programa de rádio, onde afirmou que um jornalista do grupo Primeira Página teria “tentado” invadir seu gabinete, na manhã do dia 16 de dezembro deste ano, após a invasão que de fato sofreu o Jornal Primeira Página pelo agente de trânsito Francisco.

Acreditamos que o prefeito Oswaldo Barba foi mal informado por seus assessores, que, infelizmente, mostram ao prefeito uma São Carlos que inexiste.

De fato um jornalista esteve na Prefeitura na manhã do dia 16 de dezembro, não sozinho, mas acompanhado de um repórter fotográfico e de uma funcionaria administrativa do Primeira Página. Ambos haviam sofrido ameaças do amarelinho Francisco.

O prefeito durante sua entrevista na emissora de rádio disse que o jornalista causou confusão, gritou. Novamente acreditamos que o prefeito estava mal informado. Os profissionais do jornal estiveram no local para conversar com o secretário de Trânsito, Nilson Carneiro e com o chefe dos amarelinhos, sr. Cilas.

Ambos, segundo informação da Secretaria de Trânsito, estavam no paço municipal. Recebidos no quinto andar, o jornalista e os demais funcionários do Primeira Página foram acomodados em uma sala de reuniões.

Em poucos instantes estavam lá, Nilson Carneiro e o chefe dos amarelinhos participando da reunião. Lá estavam o Secretário de Comunicação, Leandro Severo e o Diretor de Comunicação, Rogério Gianlorenzo, os mesmo que diariamente informam o prefeito do que acontece na cidade de São Carlos. Aonde então está a invasão e confusão causada pelo jornalista? Alguém passou uma informação errada para o prefeito? Quem levou o mais importante líder político da cidade a cometer tamanha gafe em uma entrevista? Seus assessores de comunicação?

Barba ainda cometeu alguns desatinos de informação durante a entrevista. O prefeito afirmou queem São Carlosmulta-se pouco no trânsito. Porém, a arrecadação em multas já ultrapassou em 2011 mais de R$ 2,5 milhões, e para o próximo ano a projeção é arrecadar mais de R$ 3 milhões. Isso é multar pouco? Barba ainda informou que há dois amarelinhos exclusivos para autuar na área azul, confirmando uma prática considerada ilegal pelo Supremo Tribunal Federal. O STF julgou irregular multas aplicadas por fiscais de trânsito e transportes que tiveram a interferência das agentes da Área Azul, caracterizando que servidores públicos estavam trabalhando em favor de empresa privada.

Barba, apesar de ser um educador, deixou claro na entrevista que não se pode educar um adulto no trânsito e que, para ele, o motorista – está reservada a última ação prevista no Código de Trânsito: a autuação.

São inconcebíveis tantos erros de informação em uma entrevista de um político que possuí nas mãos a “caneta” para mudar os rumos de uma cidade com mais de 220 mil habitantes.  O prefeito Oswaldo Barba deveria ter mais cuidado em acreditar em informações passadas por aqueles que têm a responsabilidade de municiar o alcaide com as principais notícias de sua cidade.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
11 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Eu
Eu
8 anos atrás

Concordo plenamente, os amarelinhos acham que são os melhors e por terem um certo “poder” acham que podem tudo são maus preparados e realmente só tem a itenção de multar e ficam nas esquinas vendo o transito todo enrolado e não saem da sombra.

Ana Carolina
Ana Carolina
8 anos atrás

Quem está acompanhando o caso sabe que, depois que o amarelinho Francisco abusou de sua autoridade e invadiu o prédio do jornal, os jornalistas e funcionários ameaçados foram à delegacia e registraram o BO.
Se o jornalista, como alegou o prefeito, tivesse realmente invadido a prefeitura, aos berros e causando confusão, por que a Prefeitura não fez um BO ou qualquer outra medida administrativa cabível para responsabilizá-lo pelo abuso também? E por que os seguranças do Paço Municipal não foram acionados, para retirar o jornalista supostamente baderneiro?
Nessa caça às bruxas que costuma acontecer em cidades relativamente grandes com mentalidade pequena e tacanha, o que me impressiona é a inversão de papeis: errada é a imprensa por noticiar e registrar os abusos do amarelinho. Não o funcionário público que cometeu excessos no exercício da sua profissão. Como pode? São Carlos, essa Athenas Paulista, esse oásis de cultura cercado de tecnologia por todos os lados, devia ter uma mente mais aberta do que a que temos visto nos últimos tempos.
A imprensa é duramente criticada e atacada quando realiza um trabalho imparcial, sem defender nenhum interesse particular.
Talvez seja esse o problema! Como o editorial bem disse, o que mais acontece é serviço público defendendo interesse privado! Quem está atento sabe que isso acontece em diversos órgãos e autarquias daqui.
Lamentável! Eu espero que o Jornal Primeira Página use o caso como uma forma de se firmar ainda mais como um órgão de respeito e credibilidade, que não se dobra diante dos interesses dos “donos” da cidade.

Ana Carolina
Ana Carolina
8 anos atrás

Esqueci de mencionar em meu comentário outro fato importante – o prefeito tinha que estar defendendo, com muita convicção, a apuração do caso do abuso do amarelinho. Quem é que nunca teve uma experiência ruim com amarelinhos na cidade? Seria uma forma de angariar a simpatia de potenciais eleitores, já que o prefeito é oficialmente pré-candidato à reeleição.
Isso mostra que o prefeito está mesmo muitíssimo MAL ASSESSORADO!
Agora, isso virou um “marketing desfavorável”, dando mais argumento pra oposição.
Mas pelo visto, não estão muito preocupados, né? Excesso de confiança pré-eleitoral. As urnas dirão se a estratégia foi inteligente.

Paulo
Paulo
8 anos atrás

Passou da hora de trocar essa chefia incompetente da secretaria de trânsito, se o prefeito é bom não da para saber ele está muito mal assessorado.

Juliana Paes
Juliana Paes
8 anos atrás

Olha so eles recebe um auxilio a mais em seus salarios isto foi proposto por um vereador da bancada, agora pergunto os fiscais de transito ( amerelinho) fica fazendo o que somente multando mesmo, são arrogantes, metidos, não tem educação, principalmente o senhor SILAS – pensa que ainda esta como policial, o PODER DO CHEFÃO, porque eles não multa os carros dos secretarios que fica enfrente a prefeitura, O REPORTE ESTA CORRETO – ELES PRECISA DE UMA AULA DE CIDADANIA E DE EEDUCAÇÃO.
VE O SALARIO DELES PARA TRABALHAR SOMENTE 6 HORAS POR DIA.
NEN SE QUE ATRAVESSA UMA PESSOA DE IDADE NADA
CORRETO O REPORTE – E O VEREADOR MARCOS AMARAL TEM SIM QUE FAZER UMA CPI – NESTES CARAS
FALANDO NISTO OUTRO DIA UMA AMARELINHA MEIA LOIRA – QUE NÃO TEM UM PINGO DE EDUCAÇÃO AOS BERROS MANDANDO UMA MAE QUE SOMENTE PAROU PARA PEGAR UM CRIANÇA NA ESCOLA AOS BERROS
COLOCA ESTES CARAS A PARA TRABALHAR PREFEITO
INCLUSIVE O SILAS – QUE SOMENTE FICA PASSIANDO DE CARRO E OUTROS SO DE MOTO.

Augusto Ribeiro Lopez
Augusto Ribeiro Lopez
8 anos atrás

Não é que eles são mal informado ELES E ESPERTO
Não ve agora ate em misa o BARBA esta indo
Comento com pobres
e eleição ELEITOR e medo de perder o poder

2012 – 07 de outubro sera uma nova era em SÃO CARLOS

Augusto Ribeiro Lopez
Augusto Ribeiro Lopez
8 anos atrás

Não é que eles são mal informado ELES E ESPERTO
Não ve agora ate em misa o BARBA esta indo
Comento com pobres
e eleição ELEITOR e medo de perder o poder

2012 – 07 de outubro sera uma nova era em SÃO CARLOS

Jonatas
Jonatas
8 anos atrás

Pessoas mal acessoradas da nisso mesmo. Incoerência e baboseira…
Um feliz natal para o nosso prefeito e seus acessores mal informados Que neste natal eles recebam mais uma benção de profissionalismo, e humildade.

LEITOR
LEITOR
8 anos atrás

MAL INFORMADOS,SÃO OS MEDIOCRES “jornalistas’, DA EMISSORA DA RADIO QUE ENTREVISTARAM O NOBRE PREFEITO, COM SUAS PERGUNTAS COMBINADAS ,DEIXARAM O SR BARBA DEITAR E ROLAR,FAZENDO ASIM SUA PROPAGANDA PRÉ ELEITORAL.VERGONHOSO, POBRE IMPRENSA SÃOCARLENSE.

amigo do Souza
amigo do Souza
8 anos atrás

Para confirmar o quanto o nosso alcaide é por deveras mau informado, mau acessorado, mau esclarecido e muito blindado de noticias ruins,aja visto a asnerira que foi o projeto de Plano de Cargos e Salarios dos funcionários, falaram ao divino mestre que tudo estava acordato entre a categoria, sindicato, mas no final vimos a besteira feita por alguns vereadores de sua base aliada, Barba, coloque as Barbas de molho, nem tudo que lhe passam é verdade

Marcos
Marcos
8 anos atrás

Gente… vocês estão brincando. Dá pra caprichar na ortografia dos comentários? Pensar diferente tudo bem… mas escrever errado… tenha dó.

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x
()
x