19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > EESC dá início às comemorações de 60 anos

EESC dá início às comemorações de 60 anos

09/03/2013 13h05 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
EESC dá início às comemorações de 60 anos

Dando início às comemorações do 60° aniversário de fundação, a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), da Universidade de São Paulo (USP), realizou um encontro que contou com a participação do jornalista e consultor Washington Novaes que apresentou a palestra intitulada “O Engenheiro como Agente de Mudança para uma Sociedade Sustentável: Perfil e Desafios”, no Anfiteatro Jorge Caron.

 

Por meio da apresentação de Washington Novaes, um dos mais prestigiados especialistas nacionais em questões ambientais, a EESC almeja chamar a atenção da sociedade para a proposta exemplar que vem desenvolvendo, como resta claro, a seguir, na declaração dos diretores da Escola de Engenharia.

Para Novaes, o tema proposto é o papel da engenharia na solução dos desafios mais complexos do mundo moderno, como as grandes questões atuais do aquecimento global e fome até se aproximar às questões mais concretas enfrentadas no Brasil e que desafiam os futuros engenheiros. Contudo haverá custos e resistência as novas tecnologias e matérias, porém não há como fugir. “Essas questões precisam ser discutidas e projetadas pela engenharia e presentes no cotidiano de cada trabalho executado, novos conceitos impulsionam soluções”, comenta o colunista.

Para o diretor da EESC, Geraldo Roberto Martins da Costa, a cada década que se encerra um ciclo, ocorre uma avaliação do presente e do futuro. Durante toda a história, foram tomadas decisões muito importantes que projetaram a escola a um nível de qualidade e excelência reconhecida internacionalmente.

“Devemos agora manter esta qualidade e buscar novos desafios e nestes 60 anos planejarmos o futuro. Dentro dos planos, a sustentabilidade é um tema muito importante e não há como não integrar os estudos de engenharia”, afirma Costa.

No intuito de ampliar suas ações em prol da sustentabilidade, a EESC iniciou há dois anos, em parceria com o USP Recicla, a elaboração do Programa EESC Sustentável, que tem como proposta o envolvimento de toda a comunidade local na construção de programas, projetos e ações a serem implantadas na EESC e sugeridas às outras Unidades do campus da USP em São Carlos.

Para registrar a marca expressiva, a EESC – uma das principais instituições de excelência na formação de engenheiros no país, havendo conquistado o reconhecimento de Unidade da USP de classe mundial – elaborou para os próximos meses uma sequência de eventos, que serão promovidos ao longo de 2013, tais como palestras, painéis, homenagens, exposição e lançamentos de livros.

No site www.eesc.usp.br/60anos é possível conferir a programação completa das comemorações dos 60 anos da Escola de Engenharia.

 

Um pouco de história

A EESC é um dos frutos mais vistosos da Lei nº 161, de 24 de setembro de 1948, cujo texto “dispõe sobre a criação de estabelecimentos de ensino superior em cidades do interior do Estado”. Sob a direção do professor Theodoreto Henrique Ignácio de Arruda Souto, a Escola de Engenharia de São Carlos, fundadora do campus na cidade, foi solenemente inaugurada em 18 de abril de 1953 com a aula magna ministrada pelo então governador de São Paulo, Lucas Nogueira Garcez.

“Hoje, aos 60 anos de atuação, a EESC tem 8.932 egressos dos cursos de graduação e 6.600 dos programas de pós-graduação”, afirma o diretor da Escola, Geraldo Roberto Martins da Costa. “Esses egressos ocupam posição sólida no mercado, destacando-se em universidades, institutos de pesquisa, indústrias e cenário político”.

O diretor da EESC destaca, também, que os cursos de engenharia oferecidos, “com qualidade reconhecida”, buscam suprir necessidades do mercado e da sociedade em sua expressão mais ampla. São eles: Aeronaútica, Ambiental, Elétrica (ênfase em Eletrônica), Elétrica (ênfase em Sistemas de Energia e Automação), Civil, Computação, Materiais e Manufatura, Mecânica, Mecatrônica e Produção.

No caso dos programas de pós-graduação, “também altamente qualificados e atendendo a uma demanda diversificada de áreas”, o diretor Geraldo Roberto menciona: Ciências da Engenharia Ambiental, Bioengenharia (interunidades), Ciência e Engenharia de Materiais, Engenharia Elétrica, Engenharia (Hidráulica e Saneamento), Engenharia Civil (Estruturas), Geotecnia, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Engenharia de Transportes.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x