20 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Eleição do Conselho Tutelar: resultado preliminar deve sai nesta quinta-feira

Eleição do Conselho Tutelar: resultado preliminar deve sai nesta quinta-feira

10/10/2019 17h24 - Atualizado há 5 anos Publicado por: Redação
Eleição do Conselho Tutelar: resultado preliminar deve sai nesta quinta-feira

A Comissão Eleitoral que organizou as eleições para a escolha dos dez novos membros dos dois Conselhos Tutelares de São Carlos, deve divulgar hoje o resultado preliminar das eleições realizadas no último domingo,  6 de outubro. Em São Carlos, 38 candidatos disputaram 10 vagas, sendo que mais de 5.000 eleitores são-carlenses participaram do pleito.

Apesar de a Comissão Eleitoral ter recebido cerca de 12 denúncias de irregularidades supostamente cometidas por alguns candidatos a conselheiros tutelares, não há qualquer chance de o processo eleitoral ser anulado. Quem garante isso é a presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Menores e Adolescentes de São Carlos, Maria Cristina Duarte Schiabell. Segundo ela, o que pode haver é a cassação do registro da candidatura de algum candidato, caso sejam comprovadas as irregularidades denunciadas. “Não há chance alguma de anularmos as eleições”, explica.

Ela também afirmou que a presença de um grande número de eleitores no pleito, mesmo numa eleição onde o voto é facultativo revela uma população interessada na questão. “Esperamos que este interesse leve os eleitos a trabalharem de forma dedicada e eficaz para atender a esta confiança dos eleitores”, ressalta.

O Conselho Tutelar é fundamental para a defesa dos direitos das crianças e adolescentes. O artigo 136 do ECA (Estatuto da Criança e Adolescente) determina as atribuições do Conselho e dá poderes administrativos para a solicitação dos mais variados serviços públicos e assim garantir a proteção à infância e juventude.

Quem define os componentes dos Conselhos Tutelares é o povo, por meio do voto direto e secreto. O voto é facultativo, mas extremamente necessário, é uma forma da sociedade participar e atuar na garantia de direitos. “É importante que tenhamos pessoas, conselheiros que realmente sejam comprometidos com a defesa da criança e do adolescente. Pessoas responsáveis que entendam sobre esses direitos e da legislação que protege esse público. Com isso, o vamos cumprir o papel da melhor forma e proteger as nossas crianças de toda tipo de violência e violação”, informou Tânia Cristina Lopes de Castilho, da secretaria de Infância e Juventude.

 “A eleição segue todas as regras da justiça eleitoral. Mas é importante a participação da comunidade, porque são esses conselheiros, eleitos pela população que vão defender os direitos das crianças e adolescentes. Eles serão os responsáveis por proteger as crianças e a juventude de nosso país”, explicou Paulo Wilhelm, secretário de Infância e Juventude.

(BOX)

OS DEZ MAIS VOTADOS

1- Greice Kelli – 528

2 – Paulo Faria – 346

3 – Conselheira Ariane Fondato Quirino – 257

4 – Leandro Dantas – 252

5 – Larissa Camargo – 248

6 – Mariana Costanzo Franchin – 226

7 – Rogerinho – 222

8 – Andrea Giberti – 221

9 – Fabiana Souza – 214

10 – Sidnei Moura – 209

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x