25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Elício e Burihan serão homenageados amanhã

Elício e Burihan serão homenageados amanhã

26/04/2012 08h10 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Elício e Burihan serão homenageados amanhã

Será realizada amanhã, dia 27, a solenidade de entrega dos títulos concedidos pela Câmara Municipal de São Carlos de Cidadão Honorário de São Carlos, ao advogado e promotor de Justiça aposentado, Abrahão Burihan, e de Cidadão Benemérito de São Carlos, ao ilustre jurista brasileiro, Elício de Cresci Sobrinho.

O evento ocorrerá no Salão do Júri do Fórum Criminal de São Carlos, localizado na rua Conde do Pinhal, 2061, a partir das 19h30. A sessão solene representa uma inédita união do Poder Judiciário, da Escola Paulista de Magistratura, do Poder Legislativo, do Poder Executivo e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O local escolhido para a entrega das honrarias foi um consenso entre os dois homenageados, o presidente da OAB local, Glaudecir José Passador e o presidente da Escola Paulista de Magistratura – Núcleo Ribeirão Preto, o juiz de direito Paulo Cesar Scanavez.

Para o promotor aposentado Abrahão Burihan receber tal homenagem é motivo de muita honraria e alegria. “Resido em São Carlos há quase 30 anos e hoje posso dizer que me sinto um são-carlense. É o coroamento de minha vida pública e guardo no caro do meu relicário como uma das honras de minha vida pública”.

Segundo ele, o que mais marcou durante a sua vida como promotor foi a luta pelo “justo”. “Quer dizer, na defesa da ordem jurídica, dos interesses indisponíveis da sociedade e como guardião da ordem pública”.

Ele ressalta que o inquérito mais complicado e cercado de polêmica em que atuou foi o Caso Morganti. “Foi um caso que envolvia sete réus e que ganhou repercussão nacional. Tinha como assistente de acusação o Dr. Roberto Delmanto e depois o Dr. Valdir Troncoso Perez e finalmente tinha Dr. Eduardo Pellegrini. Na defesa estava o Dr. Márcio Thomaz Bastos”.

Para Elicio de Cresci, a homenagem é recebida com muito orgulho. “Eu sei que será destaque na imprensa e que será a primeira vez que São Carlos une OAB, Câmara Municipal e Escola Paulista de Magistratura. Estas três entidades nunca estiveram unidas antes. Isso dimensiona bem a importância que este evento tem, não só para mim, mas também para a cidade”.

O juiz titular da Primeira Vara Criminal de São Carlos, Antonio Benedito Morello, não poupa elogios aos homenageados. “Dr. Elicio é um advogado estudioso, homem de cultura elevada, cujos pareceres que emitia na área do Direito Administrativo eram sempre respeitados, tendo prestado relevantes serviços ao Poder Legislativo de São Carlos, como assessor jurídico. Dr. Abrahão Burihan, na sua trajetória como Promotor de Justiça em São Carlos, durante dez anos, realizou um trabalho silencioso e profícuo na comarca, homem de inteligência lúcida, honradez inabalável, sempre firme e destemido em seus pronunciamentos nos processos em que atuou, revelando grande capacidade de trabalho. Demonstrou ser um estudioso do Direito Penal, grande tribuno no Tribunal do Júri, tendo cumprido com alta dignidade a carreira que abraçou do Ministério Público, onde conquistou a estima e o respeito de seus colegas, além de ter o seu trabalho reconhecido em muitas decisões dos Tribunais Superiores”.

Especialista em Direito Administrativo e Eleitoral, Luis Donizetti Luppi, ressalta a aprovação do título a Elício de Cresci, a quem chama humildemente de “mestre”. “Esta láurea é concedida a personalidades nascidas na cidade, que tenham realizado grandes feitos e contribuído para o desenvolvimento de São Carlos em suas áreas de atuação. Fico também muito satisfeito que o Legislativo de São Carlos tenha aprovado o título ao doutor Burihan que muito trabalhou e trabalha por São Carlos e honrou sua escolha por esta cidade”.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x