23 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Em Araraquara, Doria inicia vacinação na região

Em Araraquara, Doria inicia vacinação na região

Novos destinos incluem 64 cidades e 11 Grupos de Vigilância regionais no qual São Carlos, Ibaté e Araraquara estão incluídos

21/01/2021 05h48 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
Em Araraquara, Doria inicia vacinação na região Foto: Divulgação / Governo de São Paulo

O Governo do Estado de São Paulo confirmou a entrega de mais 125 mil doses da vacina do Butantan contra COVID-19 para outros 75 destinos. São Carlos está confirmada entre as 11 cidades da região que vão ter acesso ao lote do imunizante Cononavac hoje, 21. A primeira remessa será de 3.960 doses para vacinar perto de 3.960 pessoas que trabalham na linha de frente dos hospitais e rede de saúde de São Carlos.

O lote para esse seleto grupo representa 39,6% dos funcionários da área da Saúde. A Prefeitura estima que São Carlos tenha 10 mil profissionais da Saúde reunindo rede pública e privada. O número total tem base os profissionais que tomaram a vacina contra a gripe (Influenza) em junho de 2020.

Os novos pontos no interior paulista incluem cidades das regiões de Sorocaba, Vale do Ribeira, Araraquara, São José do Rio Preto, Barretos, Vale do Paraíba e Litoral Norte, Bauru, Ribeirão Preto e Franca.  Os caminhões, escoltados pela Polícia Militar, estão saindo do Centro de Distribuição de Logística (CDL), na capital, para chegarem aos destinos até hoje (21).

No decorrer desta semana, as 645 cidades receberão seus quantitativos iniciais. Diariamente, a Secretaria está divulgando os destinos e quantitativos, dando transparência aos estoques previstos para cada local.

PRIORITÁRIOS – Neste primeiro momento, profissionais de saúde, idosos com mais de 60 anos e pessoas com deficiência com mais de 18 anos vivendo em instituições de longa permanência, indígenas aldeados e quilombolas receberão as doses, com o apoio de equipes da atenção primária do SUS, segundo as estratégias adequadas ao cenário local. A inclusão de novos grupos populacionais será norteada pelo PNI (Programa Nacional de Imunizações), do Ministério da Saúde.

A divisão das grades foi baseada no quantitativo proporcional de vacinas previsto para São Paulo conforme o PNI. O total de 1,5 milhão de doses é a referência para trabalhadores de saúde baseado na última campanha de vacinação contra a gripe. Esta mesma referência é utilizada para cálculo das grades regionais e para cada cidade.

A campanha de imunização contra a COVID-19 em São Paulo será desenvolvida segundo a disponibilidade das remessas do órgão federal. À medida que o Ministério da Saúde viabilizar mais doses, as novas etapas do cronograma e públicos-alvo da campanha de vacinação contra a COVID-19 serão divulgadas pelo Governo de São Paulo.

Plano São Paulo – “O Plano Estadual de Vacinação previa vacinar a partir do dia 25 de janeiro indígenas, quilombolas, profissionais da saúde, idosos acamados e de abrigos e a partir de 8 de fevereiro os idosos com 75 anos ou mais. Até 22 de março todos os idosos até 60 anos deveriam tomar a primeira dose, por isso pedimos 43 mil doses. Como vamos receber bem menos, a ideia é vacinar inicialmente profissionais de saúde que atendem diretamente os pacientes infectados. Nesta quarta-feira (20) iríamos ter uma reunião com o GVE para saber mais informações relativas a logística de entrega da vacina e também da previsão para a aplicação da segunda dose”, explicou Crislaine Mestre, diretora de Vigilância em Saúde.

De acordo com o secretário de Saúde, Marcos Palermo, as doses recebidas agora serão aplicadas diretamente nos locais de trabalho dos profissionais da saúde que farão parte desse grupo inicial.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x