23 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Em Araraquara, quarentena contra novo coronavírus é prorrogada até 31 de maio

Em Araraquara, quarentena contra novo coronavírus é prorrogada até 31 de maio

11/05/2020 12h01 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
Em Araraquara, quarentena contra novo coronavírus é prorrogada até 31 de maio Foto: Divulgação / Prefeitura Municipal de Araraquara (SP)

A Prefeitura de Araraquara prorrogou até o dia 31 de maio o decreto municipal que estabelece o estado de calamidade pública e as medidas de quarentena para redução da transmissão do novo coronavírus, causador da pandemia da doença respiratória Covid-19.
A decisão acompanha o Governo do Estado de São Paulo, que também prorrogou a quarentena até o final do mês. O novo decreto municipal foi publicado neste último domingo (10) no site da Prefeitura, passa a valer nesta segunda-feira (11) e irá para os atos oficiais do Município na terça-feira (12).
O novo texto traz apenas uma alteração em relação ao anterior: fica permitido que estabelecimentos que compram materiais recicláveis de catadores autônomos possam funcionar, mas atendendo um catador por vez, mediante agendamento e de portas fechadas. Antes, sem poder vender, os catadores estavam acumulando materiais em suas casas, aumentando o risco para criadouros de dengue.
Retomada da economia
Na manhã do último sábado (09), o prefeito Edinho se reuniu com secretários municipais e com representantes de entidades empresariais de Araraquara para dialogar sobre o planejamento para a futura retomada da economia no município, seguindo as normas e as orientações da saúde.
“Estamos reunindo as sugestões apresentadas pelas entidades empresariais e levaremos esse documento ao Governo do Estado na semana que vem, no Conselho Municipalista ao qual fui convidado a integrar”, afirmou o prefeito.
O Conselho Municipalista será formado por prefeitos de 16 municípios que representam regiões do estado. O grupo terá reuniões semanais com o Governo do Estado para monitoramento da situação da Covid-19 e planejamento de futuras flexibilizações na quarentena.
“Nós temos estrutura para atendimento, com o fortalecimento da nossa rede de saúde e a construção do Hospital da Solidariedade, o hospital de campanha, com mais 50 leitos. Em parceria com a Unesp, nós estamos testando todos os pacientes sintomáticos, o que amplia nossa capacidade de acompanhamento dos casos. Para conseguirmos flexibilizar a quarentena, porém, é preciso que nosso isolamento social aumente e tenhamos controle da curva de crescimento de casos. Se puder, fique em casa”, explicou Edinho.
“Neste momento, é fundamental que só saia de casa quem realmente precisar ou trabalhar em atividades essenciais. O isolamento social é a nossa principal medida para evitar o contágio pela Covid-19”, concluiu.
Estiveram presentes na reunião o presidente da Acia, José Janone Júnior; o presidente do Sincomércio, Antônio Deliza Neto; o superintendente do Shopping Jaraguá, Douglas Borges; e Giovani Peroni, especialista em ergonomia, saúde e segurança do trabalho.
Também participaram o vice-prefeito e secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto; as secretárias Eliana Honain (Saúde), Mariamália de Vasconcellos Augusto (Justiça e Cidadania) e Priscila Luiz (Comunicação); o coordenador de Gestão e Finanças, Júlio César Carneiro; e o diretor-presidente da Morada do Sol Turismo, Eventos e Participações, Manoel de Araújo Sobrinho.
Situação preocupante
Na entrevista coletiva em que anunciou a prorrogação da quarentena, o Governo do Estado apresentou quais são as condições consideradas necessárias para a flexibilização regional das medidas: isolamento social acima de 55%, redução sustentada de novos casos da doença por 14 dias consecutivos e a ocupação abaixo de 60% nos leitos de UTI exclusivos de Covid-19.
Segundo o governo, em abril, os casos de Covid-19 cresceram 3.300% no interior de São Paulo e 770% na capital e região metropolitana. Além disso, 90% dos leitos de UTI da Grande São Paulo e 70% do interior já estão ocupados.
Em Araraquara, segundo o boletim do Comitê de Contingência do Coronavírus divulgado neste sábado, o número de casos confirmados subiu para 117, além de quatro mortes motivadas pela Covid-19.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x