19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Em São Carlos, motos se envolvem em mais de 42% dos acidentes

Em São Carlos, motos se envolvem em mais de 42% dos acidentes

27/11/2012 17h01 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Em São Carlos, motos se envolvem em mais de 42% dos acidentes

Até o dia 26 de novembro, a Polícia Militar em São Carlos registrou 1816 acidentes de trânsito com vítima, num total de 1166 feridos e 12 vitimas fatais (incluindo somente as contabilizadas no próprio local do acidente, e sem contar as que vieram a falecer depois). Os valores de feridos e fatais abrangem todo tipo de vítimas: condutores, ciclistas, pedestres, motociclistas.

Do número total de acidentes de trânsito contabilizados até dia 26 de novembro, 771 envolveram motocicletas, o que representa 42,5% das ocorrências.Em 2011, dos 2 mil acidentes contabilizados no ano, 41,95% envolveram motocicletas (ou 839 ocorrências). O número total de acidentes contabilizados entre janeiro e novembro de 2011 foi de 1821, sendo que em 764 destes as motos estiveram envolvidas (ou 41,95%).

Comparando os dados mês a mês (janeiro a novembro) do ano passado e deste ano vemos que janeiro, fevereiro, março, maio, julho, agosto e setembro de 2012 foram mais violentos para os motociclistas, sendo fevereiro o mês em que mais ocorrências com motos foram registradas (77).

“Existem vários motivos para isso”, disse José Bernardes Felex, especialista em trânsito e ex-professor da USP: “A primeira é que a moto não é um veículo tão seguro; é sujeita a muita instabilidade. A segunda é que o condutor da moto na maioria das vezes não domina o veículo, não é bem treinado. Por exemplo, em pesquisa realizada em São Paulo, obtivemos os dados de que 83% dos motociclistas só receberam treinamento para obter carta, não tendo treinamento de direção segura. E a totalidade desses não achavam que precisavam ter mais treinamento. Ou seja, não tinha consciência da sua incompetência. A 3ª causa é a falta de manutenção dos veículos”, explica.   

Na abertura da Semana Nacional do Trânsito deste ano, ocorrida no dia 18 de setembro, o professor Archimedes Raia Junior, da Engenharia Civil da UFSCar, abordou a questão: “O que está chamando as taxas de acidente para cima são, infelizmente, as motocicletas. Elas têm sido as vilãs da história”. E completou: “No quesito acidentalidade nós somos uma país de terceiro mundo. Temos um árduo caminho pela frente, e infelizmente o brasileiro é muito indolente; ele acha que está tudo bem com essa tragédia toda que vemos nos dados”.

Uma pesquisa que analisou certidões de óbito em todo país revela que entre 1998 e 2008, 369.016 morrem vítimas de trânsito, e o número de mortes em acidentes de moto nesse período aumentou 753,8%.

Até o momento, a média em São Carlos de feridos em acidentes é de 106 por mês.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x