23 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Em um mês, São Carlos quadruplica casos do novo coronavírus

Em um mês, São Carlos quadruplica casos do novo coronavírus

02/06/2020 07h32 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
Em um mês, São Carlos quadruplica casos do novo coronavírus Foto: Yves Herman

Pacientes positivos para a Covid-19 saltaram de 33 para 137, no período de 4 até o dia 30 de maio

Os casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19) quadruplicaram em São Carlos no mês de maio, segundo informações dos boletins da Vigilância Epidemiológica. Os casos positivos para a doença eram 33 no início do mês, dia 4, e passaram para 137 no último sábado, dia 30. No domingo (31) teve aumento de mais um caso confirmado.
Esse ritmo de crescimento é demonstrado no gráfico “Evolução coronavírus – São Carlos”. No período de 4 a 19, 15 dias, o número de casos confirmados havia dobrado, saltando de 33 para 67. Depois, no período de 7 dias, saltou para 96 casos confirmados, 3 vezes o número de casos do dia 4 de maio. Na última semana, mais 7 dias, os casos quadruplicaram desde o início do mês.
A curva do gráfico sugere que a transmissão do vírus na cidade está em ascendência acelerada, o que foi confirmado ontem (1) pela Vigilância Epidemiológica, com o aumento de mais 19 novos casos da doença, no total São Carlos contabiliza 157 casos de coronavírus.
Isolamento social
Um dos motivos do aumento expressivo no número de casos pode ser consequência na queda da taxa de isolamento social na cidade. Em São Carlos, no mês de maio, o índice de isolamento medido pelo Sistema de Monitoramento Inteligente ficou quase sempre na média dos 48%, de segunda a sexta-feira, e nos finais de semana a média subiu para 55%.
De acordo com o Centro de Contingência do Coronavírus no estado, havia previsto que a queda nas taxas de isolamento social no estado de São Paulo levaria a um aumento no número de casos de Covid-19 e de mortes provocadas pela doença respiratória causada pelo novo coronavírus.
O governador João Doria lembra que o isolamento social é importante para evitar a transmissão do coronavírus. “Quero lembrar que, mesmo com a retomada consciente, desde ontem (1), a recomendação permanece a mesma: se puder, fique em casa. O isolamento social continua sendo fundamental para evitar contaminação”, enfatiza.
Mortes
Já as mortes, em São Carlos, também aumentaram no mês passado, no início de maio eram duas mortes e no último dia de maio, já são 5 mortes causada pela Covid-19. Portanto, o número de mortes no mês de maio mais que dobrou no município.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x