19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Embrapa marca presença na feira de agricultura familiar

Embrapa marca presença na feira de agricultura familiar

04/08/2012 12h34 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Embrapa marca presença na feira de agricultura familiar

Tecnologias e produtos que refletem a preocupação em promover uma nova agricultura sustentável, que reduza os efeitos do aquecimento global e diminua a liberação de gás carbônico na atmosfera. Será com esse objetivo que a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) participa da Feira da Agricultura Familiar (Agrifam), promovida de 3 a 5 de agosto, em Lonçóis Paulista (SP). Organizada e realizada pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de São Paulo (Fetaesp) é considerada a maior feira da agricultura familiar e do trabalho rural do Brasil.

 

Um dos destaques da Embrapa em seu estande foi desenvolvido por pesquisadores da Embrapa Instrumentação (São Carlos, SP) e que pode ser adotado nas pequenas propriedades e nas pequenas comunidades. Trata-se do sistema que compõe o saneamento básico na área rural, que incluiu a Fossa Séptica Biodigestora, o Clorador Embrapa e o Jardim Filtrante.

A Empresa está levando também para a Agrifam, novas cores e sabores do aipim (mandioca) com alto teor de betacaroteno. A novidade nutritiva veio com as variedades ‘BRS Jari’, ‘BRS Dourada’ e ‘BRS Gema de Ovo’, desenvolvidas por pesquisadores da Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA). Elas foram geradas pelo Projeto de Melhoramento de Mandioca para Biofortificação, que tem como meta alcançar altos teores de betacaroteno nas raízes, baixos teores de ácido cianídrico e com qualidade para consumo fresco no Nordeste. Outro produto nutritivo é o beiju colorido. São tapiocas produzidas a partir da fécula (goma ou polvilho) da mandioca. Tradicionalmente brancos, ganham novas cores, cheiros, sabores e nutrientes quando a água utilizada em sua fabricação é substituída por polpa de frutas ou extrato de hortaliças.

Os visitantes poderão conhecer também o sistema de plantio direto para hortaliças e o Irrigas, equipamento voltado especificamente para o pequeno produtor, que não possui condições de investir em sistemas de controles de irrigação mais caros como tensiômetros e tanques classe A.

O Coletor Solar, equipamento que utiliza a energia solar para desinfestar misturas de solo utilizadas em viveiros de plantas para produzir mudas saudáveis e o Pulverizador Pneumático Eletrostático (que torna a aplicação dos produtos mais homogênea) foram desenvolvidos pela Embrapa Meio Ambiente e poderão ser vistos também no estande da Embrapa, que também vai mostrar softwares e sistemas de cultivo úteis aos produtores.

 

Saneamento básico no campo pode ter custos reduzidos

Uma miniatura do chamado Jardim Filtrante, uma maquete do sistema de saneamento básico na área rural, além de demonstração da Fossa Séptica Biodigestora, em tamanho real, são novidades que a Embrapa está apresentando na Feira da Agricultura Familiar (Agrifam), em Lençóis Paulista (SP), de 3 a 5 de agosto de 2012. As tecnologias foram desenvolvidas por pesquisadores da Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e atendem a uma das prioridades da instituição para este ano: o Programa Agricultura de Baixo Carbono (Programa ABC), do Governo Federal.

 

Jardim Filtrante – no estande da Embrapa na Agrifam, o visitante poderá ver, passo a passo, como montar a área alagada ou Jardim Filtrante, que vem sendo utilizado para a purificação de águas em diferentes partes do mundo, desde os anos 50, devido às suas propriedades de remoção e retenção de nutrientes, processamento da matéria orgânica e resíduos químicos, e redução das cargas de sedimentos descartados nos corpos receptores.

O Jardim Filtrante é uma tecnologia complementar ao saneamento básico na área rural, que já inclui a Fossa Séptica Biodigestora e o Clorador Embrapa. Como a Fossa trata apenas o esgoto humano, o Jardim Filtrante surgiu como alternativa para dar destino adequado à água cinza da residência, proveniente de pias, tanques, chuveiros, assim como o efluente tratado da Fossa. Apesar de seu poder contaminante ser bem menor que a água negra, a água cinza merece também atenção, porque vem impregnada de sabões e detergentes, bem como de restos de alimentos e gorduras.

O pesquisador Wilson Tadeu Lopes da Silva explica que as técnicas de alagados construídas apresentam vantagens comuns de fácil operação, baixo custo de implantação e manutenção, além de ausência de gastos com energia elétrica. “Dependendo do tipo e quantidade de esgoto a ser tratado, a configuração do sistema pode ser concebida de diversas formas, sendo os mais comuns os sistemas que utilizam plantas aquáticas flutuantes e os sistemas que utilizam plantas aquáticas emergentes”.

 

Fossa Séptica Biodigestora – É um sistema simples e barato para promover o saneamento básico na zona rural, que transforma os coliformes fecais, canalizados direto do vaso sanitário, em adubo orgânico, pelo processo de biodigestão.

Hoje, mais de quatro milhões de propriedades rurais do país só conhecem um jeito de tratar o esgoto que sai das casas: fazer buracos no chão, as chamadas fossas negras, nos quais são acoplados os vasos sanitários. Esse sistema, muitas vezes, contamina a água de lençóis freáticos e poços, o que pode levar ao aparecimento de doenças, como diarreia, cólera, hepatite e salmonelose nos consumidores da água. Com o esterco humano depositado diretamente em caixas d’água, o lençol freático e os poços caseiros não são contaminados.

 

Clorador Embrapa – Complementa o processo, garantindo qualidade de água aos consumidores. O aparelho, acoplado ao reservatório, clora a água, eliminando o risco de contrair uma série de doenças. É simples, barato e fácil de montar. O Clorador pode ser construído com peças e conexões encontrados em casas de materiais de construção.

A Agrifam é considerada a maior feira da agricultura familiar e do trabalho rural do Brasil. É organizada e realizada pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de São Paulo (Fetaesp).

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x