27 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Embrapa realiza evento sobre hortaliças

Embrapa realiza evento sobre hortaliças

09/12/2011 07h52 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Embrapa realiza evento sobre hortaliças

A Embrapa Instrumentação de São Carlos iniciou na terça-feira (6) o curso de Produção de Hortaliças para Multiplicadores, que acontece até sexta-feira (9) no auditório da própria empresa, e tem como objetivo a capacitação técnica dos envolvidos na cadeia produtiva de hortaliças para a melhoria de qualidade e avaliação dos sistemas de produção.

Segundo o pesquisador Marcos David Ferreira, da Embrapa, o curso é direcionado a extensionistas, técnicos, produtores, entre outros interessados em atuarem como multiplicadores. “A intenção deste curso é a horticultura para multiplicadores. E será realizado em dois formatos. O desta semana é teórico e o outro, que acontecerá depois, será aplicado em uma propriedade”, explica.

Além disso, o curso será contemplado com sete módulos teóricos, cultivo das principais hortaliças, estabelecimento de campo de produção de hortaliças, manejo de pragas, manejo de irrigação, manejo de solo e nutrição de plantas, manejo de doenças e pós-colheita de hortaliças.

Para Jussara Lourenço, do Departamento de Apoio a Economia Solidária, que atua no fomento de um projeto de horta orgânica no bairro Cidade Aracy, e que se inscreveu no curso com outras pessoas da comunidade que atuam no projeto, o curso está sendo fundamental. “Este projeto no Cidade Aracy é um piloto e existe há necessidade de formarmos agentes multiplicadores pois a ideia é ao longo do tempo construirmos um cinturão verde no entorno do município, sempre procurando os bairros onde existe uma população vulnerável economicamente e tentar agregar não só a questão da educação para uma alimentação mais saudável, mas por meio das hortas orgânicas estar gerando trabalho e renda para esta população”, comenta.

Segundo o pesquisador, o Estado de São Paulo é o maior produtor de hortaliças da região Sudeste e São Carlos destaca-se pela produção de folhosas, através de pequenos produtores e da agricultura familiar, o que mostra a importância da transferência de tecnologia. “Estamos satisfeitos com a realização do evento, principalmente porque temos mais de 50 inscritos de São Carlos e de outros municípios da região”, comenta o pesquisador.

O curso acontece até o dia 9 de dezembro, das 8 às 17 horas, e na sexta-feira até às 12 horas, no Auditório Sérgio Mascarenhas, Embrapa Instrumentação, localizado na rua XV de Novembro, próxima a Praça XV.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x