25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Embrapa Sudeste irá realizar testes para identificação do novo coronavírus

Embrapa Sudeste irá realizar testes para identificação do novo coronavírus

08/05/2020 10h17 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
Embrapa Sudeste irá realizar testes para identificação do novo coronavírus Foto: Divulgação / Embrapa Sudeste

O laboratório da unidade poderá ajudar nos testes para identificação da Covid-19, mas ainda aguarda avaliação do Laboratório Central de Saúde Pública de São Paulo

O laboratório de São Carlos, da Embrapa Pecuária Sudeste, em breve, será um dos centros para testes do novo coronavírus para ajudar na identificação da Covid-19. A Embrapa Sudeste fará parte de uma rede de 59 laboratórios da empresa distribuídos no País, mas somente dois desses laboratórios receberam certificação dos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacen).
No caso do laboratório da unidade de São Carlos ainda aguarda avaliação do Laboratório Central de Saúde de São Paulo (Lacen-SP). Os que já receberam a certificação do Lacen para realização dos testes, um é da Embrapa Gado Norte (Campo Grande – MS), com capacidade de realizar até 240 amostras/dia e outro da Embrapa Suínos e Aves (Concórdia – SC), irá processar até 500 amostras/dia.
O primeiro só está fazendo testes de dengue, zika e chikungunha. O Lacen-MS preferiu até o momento centralizar a realização de testes de covid-19 no Estado. Mas a qualquer momento ele poderá acionar a Embrapa para fazer também os testes de covid-19. Já o laboratório de Concórdia começará a realizar testes (enviados pelo Lacen-SC) a partir da segunda quinzena de maio.
Outros dois laboratórios que estão prestes a receber a certificação são os da Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora – MG) e da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas – MG).
Os centros de pesquisa da Embrapa colocaram à disposição do governo federal sua estrutura de equipamentos, produtos e pessoal para ajudar na realização de exames moleculares para identificação da Covid-19. Os testes estão baseados no uso do equipamento RT-PCR, comumente empregado em estudos de biologia molecular.
A contribuição atende orientação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que está atuando em parceria com o Ministério da Saúde. A ministra Tereza Cristina solicitou à Embrapa o levantamento dos laboratórios capazes de conduzir testes com a técnica RT-PCR e terem seu uso rotineiro redirecionado para identificar a eventual presença do coronavírus em amostras biológicas.
Laboratórios da Embrapa poderão ser utilizados na etapa de amplificação e detecção do material genético (RNA fita simples) do coronavírus nas amostras recebidas. Os testes serão supervisionados pelo Ministério da Saúde em conjunto com instituições como a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto Adolfo Lutz.
A capacidade instalada na Embrapa indica a possibilidade de uso de até 59 de seus laboratórios. As estruturas são usadas para tarefas como detecção de genes de interesse agronômico em plantas, animais e microrganismos e podem ter seu uso adaptado para a necessidade prevista pelo Ministério da Saúde. Com base na infraestrutura disponível, a Embrapa pode, potencialmente, contribuir com quase 43 mil análises por dia.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x