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EMEB Angelina Dagnone de Melo é a melhor escola da rede municipal

Já na rede estadual de ensino, a melhor escola foi a Escola Coronel Paulino Carlos e a Conde do Pinhal leva vantagem no ensino médio

15 de Setembro de 2020 às 15:47 Publicado por: Redação
EMEB Angelina Dagnone de Melo é a melhor escola da rede municipal

O Ministério da Educação divulgou o ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) referente ao ano de 2019. Em São Carlos, a Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Angelina Dagnone de Melo ficou com a primeira posição nas escolas da rede municipal de ensino, para alunos da quarta série/quinto ano do ensino fundamental, obtendo nota 7.5. Ela ficou à frente da EMEB Antonio Stella Moruzzi, que obteve nota  7.4 e da EMEB Carmine Botta que obteve a mesma nota.

Na rede estadual de ensino, a escola Paulino Carlos obteve nota 8.1 e foi a melhor entre as escolas de quarta série/quinto ano do ensino fundamental. Já entre as escolas de oitava série/nono ano do ensino fundamental, a escola Conde do Pinhal obteve nota 7.1 e foi a melhor colocada da rede estadual nessa faixa etária. A escola também é a melhor da cidade no ensino médio, com nota 6.3.

RANKING-O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

O Ideb agrega ao enfoque pedagógico das avaliações em larga escala a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O índice varia de 0 a 10. A combinação entre fluxo e aprendizagem tem o mérito de equilibrar as duas dimensões: se um sistema de ensino retiver seus alunos para obter resultados de melhor qualidade no Saeb, o fator fluxo será alterado, indicando a necessidade de melhoria do sistema. Se, ao contrário, o sistema apressar a aprovação do aluno sem qualidade, o resultado das avaliações indicará igualmente a necessidade de melhoria do sistema.

O índice também é importante condutor de política pública em prol da qualidade da educação. É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade para a educação básica, que tem estabelecido, como meta para 2022, alcançar média 6 – valor que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável ao dos países desenvolvidos.

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