20 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Emprego avança 8,02% em São Carlos

Emprego avança 8,02% em São Carlos

17/03/2012 08h52 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Emprego avança 8,02% em São Carlos

 

A economia de São Carlos registrou um crescimento de 8,02% na geração de empregos em fevereiro deste ano em comparação ao mesmo período do ano passado. Puxada pelo setor de serviços, a economia são-carlense gerou 552 novos postos de trabalho, diferença entre 3.620 contratações e 3.068 demissões. No segundo mês do ano passado este saldo positivo foi de 511.

Os números são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados ontem pelo Ministério do Trabalho e Emprego. A área de serviços abriu 894 postos de trabalho. A indústria cortou 296 vagas.

As medidas anunciadas pelo governo federal para desonerar a produção poderão melhorar a situação do setor fabril, que é crítica.

O diretor regional do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), Ubiraci Moreno Pires Corrêa, ressalta que se o governo realmente reduzir a carga tributária, a indústria nacional poderá voltar a ser competitiva. “A nossa esperança é que o governo realmente tenha acordado”.

O presidente do Sincomercio, Paulo Gullo, enfatiza que o setor de serviços vem crescendo em todo o Brasil e representa um dos pilares do mercado local. “Na verdade, São Carlos tem uma economia diversificada e graças a isso conseguimos ter este equilíbrio. Mesmo num momento de crise mundial, conseguimos ter números positivos na geração de empregos”.

Analisando os números do Caged, o secretário municipal de Emprego, Emerson Domingues, afirma que pode se encontrar um cenário interessante, com número significativo de vagas criadas, totalizando 552 postos de trabalho gerados em fevereiro.

“A indústria apresentou saldo negativo, apesar da expectativa de geração de novos postos de trabalho pela própria Fiesp, que na região, apresentou saldo positivo de empregos gerados”, comenta.

Mas o secretário mantém a cautela. “Nosso sentimento é de que o mercado retoma seu ritmo de crescimento no mesmo compasso do desenvolvimento do município, mas ainda temos que ficar atentos a alguns pontos de crise, principalmente na indústria, para atender a estes trabalhadores com política pública de reinserção no mercado de trabalho, seja através de capacitação, quanto pelo processo de intermediação de mão de obra”.

 

LANTERNA – Mesmo tendo uma boa performance em fevereiro, São Carlos fica em último lugar entre os maiores municípios da região no quesito geração de empregos. Em Araraquara, o número de vagas geradas foi de 680. Em Rio Claro foram geradas 760 empregos em fevereiro.

 

 

 

 

 

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x