25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Empresas apresentam novos conceitos de sustentabilidade

Empresas apresentam novos conceitos de sustentabilidade

30/08/2012 15h26 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Empresas apresentam novos conceitos de sustentabilidade

Nesta quarta-feira, 29, deu inicio a Conferência Internacional “Ecoinovação para a Melhoria Ambiental de Produtos e Serviços: Experiências Espanholas e Brasileiras nos Setores Industrial, Urbano e Agrícola”na Universidade de São Paulo (USP), em conjunto com a Universidade Autônoma de Barcelona (UAB) da Espanha e com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

O primeiro dia foi de apresentações e discussões relacionadas à Ecoinovação de produtos, processos e modelos de gestão industriais e agrícolas e o segundo dia focado no planejamento urbano e regional integrado às práticas de sustentabilidade. 

Entre os temas abordados no primeiro dia, a sessão Aplicações de Ecoinovação no setor Industrial/Empresarial apresentou os projetos sócio ambientais do Banco Santander e da empresa Natura.

A representante do Banco Santander, Linda Murasawa, explica há duas vertentes de inovação, na gestão do banco e no atendimento ao cliente. Na área de gestão há várias possibilidade de trabalhar com a inovação ligadas as questões ecológicas, com exemplo, as mudanças climáticas com um levantamento de gás do efeito estufa de todas as operações, contabilizando agências, prédios administrativos, logística e terceiros.

“Esses levantamentos de emissão é feito um calculo dentro de um padrão internacional e a partir do momento que sabemos quanto temo de emissão, fazemos a compensação dessas emissões” comenta Murasawa.

Acompensação é feita através de um projeto de apoio a áreas de florestas degradas da mata atlântica que colabora com a recuperação das mesmas de acordo com uma metodologia de cálculo que faz quanto de créditos carbono são gerados por essas florestas para justamente fazer a compensação de operações realizadas pelo banco.

O gerente cientifico da empresa Natura, Fabien Brones, diz que na área de pesquisa a empresa promove muito o conceito de inovação aberta, em troca de experiência e trabalho em pesquisa acadêmica junto com o desenvolvimento e aplicações tecnológicas.

“A natura já tem uma proximidade com a inovação mais sustentável há muitos anos e é citada como referência na busca de materializar o conceito de ecoinovação em seus produtos, mas sabemos que o conceito não é algo definitivo, e sim, é deve ser uma busca continua de sempre renovar a nossa forma de inovar”, afirma Brones.

O evento termina hoje, 30, e teve o objetivo e a importância de aborda os principais conceitos e práticas para a aplicação da Ecoinovação na gestão de produtos e serviços nos âmbitos industrial, agrícola e urbano, destacando as experiências no Brasil e na Europa promovendo a cooperação para a sustentabilidade, entre Brasil e Espanha, por meio de suas universidades e empresas.  Outro resultado de destaque no evento foi a publicação de um livro, cujo conteúdo reunirá os temas de todas as sessões apresentadas.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x