15 de Janeiro de 2021

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Enchentes – A tragédia se repete

Enchentes – A tragédia se repete

Mais uma vez no ano de 2020, chuva castiga e deixa rastro de destruição na cidade

27/11/2020 06h06 - Atualizado há 2 meses Publicado por: Redação
Enchentes – A tragédia se repete Fotos: Jean Guilherme

A tragédia se repetiu mais uma vez. São Carlos foi atingida por uma forte chuva na tarde desta quinta-feira (26), que causou alagamentos e deixou um rastro de destruição em vários pontos da cidade. De acordo com o Coordenador da Defesa Civil, Pedro Caballero, a chuva convectiva durou 40 minutos, com 138 mm precipitação. Em torno de 22 carros foram arrastados, mais de 120 lojas foram alagadas e tiveram perdas.

As imagens aterradoras ganharam destaque na mídia nacional, com direito a cobertura ao vivo pelo programa Brasil Urgente, da TV Bandeirantes, apresentado por José Luiz Datena. Os carros arrastados pela força das águas deixaram as pessoas em pânico. O Corpo de Bombeiros resgatou até o momento 150 pessoas, entre elas 4 gestantes, 3 pessoas com necessidades especiais e diversas crianças que estavam ilhadas por conta das chuvas nos pontos atingidos. Não há, felizmente, até o momento, relato de vítimas fatais.

A região da Baixada do Mercado Municipal foi a mais atingida. No entanto, outros pontos da cidade também registraram problemas com os alagamentos. O Parque do Bicão, na Boa Vista, ficou completamente submerso. A UPA da Vila Prado ficou sem atendimento for algumas horas, devido a alagamentos nas salas.

O prefeito reeleito Airton Garcia (PSL) usou as redes sociais para anunciar as medidas que tomará em relação aos fatos. “Além de batalhar por recursos (que até aqui nos foram negados) junto às esferas estadual e federal, vamos buscar investimentos em tecnologia que possam nos alertar para volumes de água como o de hoje, que nos dê tempo hábil para minimizar os danos nos principais pontos de alagamento”, disse o prefeito.

Airton também destacou que está buscando apoio de fora. “Já estou em linha direta com autoridades do governo estadual e amanhã receberemos a visita da Defesa Civil do Estado de São Paulo. Tenho contado com o esforço e apoio do deputado federal Júnior Bozzella e só tenho a agradecer”.

APOIO – Em solidariedade à situação de calamidade causada pela forte chuva da tarde desta quinta-feira (26) em São Carlos, a Prefeitura de Ibaté enviou para a cidade, neste primeiro momento, dois caminhões basculantes e um caminhão pipa para auxiliar nas primeiras providências de limpeza pós-enchente, além de agentes de sua Guarda Civil Municipal, para ajudar com a segurança nos locais afetados.

O Prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT), anunciou o envio de ajuda para São Carlos. “Araraquara está solidária pela grave situação vivida pelos moradores de São Carlos em virtude da forte chuva desta tarde.  Autorizei que equipes do Daae, Secretaria de Obras e Serviços Públicos, integrantes da Defesa Civil e Agentes de Trânsito se mobilizem até a cidade vizinha com contingente humano e equipamentos de suporte.  Estamos enviando 7 caminhões caçamba, 1 caminhão munck, 2 caminhões Pipa, 1 viatura de trânsito, além de cones e fitas zebradas”.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x
()
x