25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Encontro tecnológico debate inovação em São Carlos

Encontro tecnológico debate inovação em São Carlos

27/03/2012 09h06 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Encontro tecnológico debate inovação em São Carlos

A Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha, em parceria com a Câmara Brasil-Alemanha, e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), promove a partir de hoje o 1º Encontro Tecnológico Brasil-Alemanha em São Carlos para criar intercâmbio entre alunos de engenharia do país e as empresas alemãs.

A proposta do evento vai além, prevê promover um debate entre lideranças da indústria e da academia sobre inovação e transferência de tecnologia. Na avaliação do coordenador do evento da UFSCar, engenheiro João Sérgio Cordeiro, uma série de fatores como a vocação de São Carlos para a tecnologia e a reunião de empresas instaladas na cidade de origem alemã motivaram a realização do encontro.

“Estarão em pauta os avanços tecnológicos e de inovação, os desafios atuais da engenharia brasileira e a tecnologia usada para segurança nacional”, declarou Cordeiro, ao ressaltar que no evento também será discutida a transferência do conhecimento, a necessidade de formação de engenheiros qualificados para o mercado de trabalho e a relação entre universidades e empresas.

Previsto no primeiro momento para cerca de 200 pessoas o número de inscrições já chegou perto de 500, como assegurou o coordenador Cordeiro. “Acabamos encerrando as inscrições, pois na cidade não há estrutura para abrigar um evento acima desse número”, declarou.

A programação inclui palestras com executivos de empresas de destaque no campo da inovação tecnológica, como Cassidian, BMW, Lanxess, Faber-Castell, Petrobras e Embraer Defesa e Segurança/Orbisat. O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico também participará do encontro trazendo o tema “Estudar e Pesquisar na Alemanha”.

Nos últimos 40 anos, a cooperação empresarial e científica entre Brasil e Alemanha vem se consolidando e apresenta pontos positivos no avanço da Engenharia nos dois países, em áreas que envolvem questões de pesquisa ambiental e marinha, bio e nanotecnologia, tecnologia de informação e produção, além de saúde e aeronáutica.

Atualmente, são 1.200 empresas alemãs no Brasil, cerca de 230 cooperações de institutos de Ensino Superior e mais de 2 mil estudantes brasileiros estudando em universidades na Alemanha.

“São Carlos se posiciona cada vez mais como a capital nacional da tecnologia. O município se destaca tanto pelo seu desenvolvimento tecnológico, quanto por sua contribuição ao País”, diz o presidente da Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha Edgar Horny.

O evento acontece a partir das 20 horas no Anfiteatro Bento Prado Júnior, localizado na área Norte do campus São Carlos da Ufscar. A programação completa está disponível para consulta no site www.ufscar.br

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x