25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Ensino remoto pode ampliar o conhecimento e troca de experiências

Ensino remoto pode ampliar o conhecimento e troca de experiências

Focar no aprimoramento profissional é um meio de se fortalecer perante a instabilidade do momento e se preparar para desafios futuros

01/12/2020 20h28 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
Ensino remoto pode ampliar o conhecimento e troca de experiências Foto: Divulgação

A educação é um direito previsto na Constituição Brasileira para garantir o desenvolvimento pessoal e profissional da população. Porém, viabilizar o acesso às aulas se tornou um desafio neste momento de pandemia, em que professores passaram a atuar num cenário de excepcionalidade. Por isso, diversas estratégias foram adotadas para reduzir os prejuízos e manter os estudantes engajados. Por outro lado, os próprios alunos se empenharam em seguir com os estudos, focados em conquistas futuras e na possibilidade de crescimento.

É o caso da administradora de empresa Vanessa Ferraz Andrade, de 33 anos, que, neste ano, decidiu se matricular na pós-graduação EAD em Projetos Sociais e Políticas Públicas do Senac São Carlos para ampliar o conhecimento e aprimorar o olhar perante a profissão. “Entendo que a qualificação remota também permite uma boa interação, inclusive com a troca de ideias com outros colegas que vivem em contextos diferentes. Não achei o momento um impeditivo para o meu aprimoramento e, ainda, acho necessário seguirmos com os estudos, pois o mercado requer profissionais qualificados e preparados para novos desafios”, diz.

A massoterapeuta Evelyn Natacha dos Santos, aluna do curso Técnico em Estética do Senac, é mais um exemplo de profissional que, independentemente do período, dedicou-se a uma qualificação para criar um diferencial em sua área de atuação. Quando se matriculou no curso, em janeiro, as aulas eram presencias, mas logo em seguida, por causa da pandemia, os encontros ficaram remotos. Para a estudante, a mudança foi encarada como um momento de focar nos objetivos futuros e se adaptar às novas possibilidades que se apresentavam, sem perder a motivação.

“Está sendo muito importante fazer o curso, pois estamos em um cenário cada vez mais competitivo, então é fundamental investir em nós mesmos. Não pensei em desistir, sei que estamos passando por uma situação anormal e que devemos ser resilientes e persistentes. Tudo vai passar e, nesse meio tempo, me dedico a atualizar meu conhecimento e ampliar minhas práticas profissionais”, ressalta Evelyn.

Ainda segundo a massoterapeuta, o novo sempre traz muitas inquietações e reflexões, porém é necessário se reinventar com criatividade. “O universo profissional exige compromisso, flexibilidade, inovação, protagonismo e empreendedorismo, tanto da escola quanto de seus professores e alunos. É um momento de abertura para o novo e o desconhecido, e precisamos de coragem e imaginação para continuarmos nossas carreiras.”

Com a atitude de aproveitar o momento para se planejar e qualificar é possível aliviar os impactos que essa fase impõe e, assim, garantir que os desenvolvimentos pessoal e profissional não sejam interrompidos. É o que afirma Márcia Cristina Fragelli, coordenadora educacional do Senac São Carlos. “Manter-se em constante movimento é condição primordial para essa nova fase e uma chance que deve ser agarrada. Sai na frente os profissionais que conseguirem fazer deste momento uma oportunidade de crescimento.”

Márcia também considera o cenário atual como um emaranhado de oportunidades únicas. “Podemos escolher entre dois caminhos: paralisarmos e nos apegarmos a tantas notícias negativas ou aproveitar o período para ampliar o nosso campo de experiências, definindo objetivos e estratégias que façam sentido para o nosso projeto de vida. Trata-se de um momento de grandes possibilidades, ou seja, de muito aprendizado e amplas perspectivas.”

Dessa forma, neste cenário inusitado, o importante é ponderar entre se qualificar e criar diferenciais na carreira ou paralisar e deixar que as oportunidades passem sem agarrar nenhuma. E opções de aprimoramento profissional não faltam. O mais importante é escolher um caminho e percorrê-lo.

Há ainda opções de cursos de curta duração nas áreas de tecnologia da informação, gestão e negócios, gastronomia, saúde e bem-estar, beleza, hotelaria, eventos, design e arquitetura e comunicação e artes. Para mais informações, acesse o Portal: www.sp.senac.br/saocarlos.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x