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Escola de São Carlos é semifinalista em Prêmio

A competição desafia alunos e professores da rede pública a desenvolverem soluções para problemas locais

01/10/2020 13h47 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
Escola de São Carlos é semifinalista em Prêmio Foto: Divulgação

Duas escolas estaduais de São Paulo estão entre as 20 semifinalistas da 7ª edição do Prêmio Respostas para o Amanhã, iniciativa da Samsung com coordenação geral do CENPEC Educação – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária. A competição desafia alunos e professores da rede pública a desenvolverem soluções para problemas locais com experimentação científica e tecnológica por meio da abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

Em São Carlos as alunas Iris, Maria Julia e Rebecca, da escola estadual Profº Sebastião de Oliveira Rocha, orientadas pela professora de Química, Bárbara Rodrigues formaram o Clube de Ciências Meninas nas Exatas – Projeto JADes – Juntos Acabaremos com o Desperdício que trabalha com a problemática do desperdício de alimentos que está elencada na 12ª ODS (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável) da ONU. Outro objetivo do trabalho é incentivar a comunidade escolar a ter hábitos alimentares mais saudáveis de acordo com a 3ª ODS.

“A questão da igualdade de gênero também é uma ODS da ONU, então o nosso projeto acaba abrangendo além da 3ª e 12ª a 5ª que fala em empoderar todas as mulheres e meninas”, explicou a professora.

Após coletarem dados sobre os hábitos alimentares da própria escola, usando de base um estudo da USP São Carlos, as alunas tiveram a ideia de desenvolver um aplicativo para controle do desperdício de alimentos na escola e também a construção de um biodigestor para reaproveitamento de eventuais resíduos, esse projeto está sendo realizado por outro clube de ciências da unidade que é o orientado pela mesma professora, o TESLA (Tecnologia Escolar Sustentável Logada ao Arduino).

No aplicativo os alunos da escola poderão informar se pretendem ou não comer a refeição oferecida no dia, deixando mais precisa a quantidade que deve ser preparada e deixar avaliações sobre o alimento e sugestões. Além de trazer informações importantes sobre o porquê de uma alimentação saudável e sua contribuição para um melhor rendimento escolar.

As alunas aprenderam os conceitos necessários para o desenvolvimento do aplicativo através do Technovation Summer School for Girls 2020, cujo objetivo é ensinar às meninas métodos inovadores e criar competências para a conceitualização, desenvolvimento e comercialização de aplicativos que ajudem a solucionar problemas da comunidade.

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