19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Escola José Cruz ganha cozinha própria

Escola José Cruz ganha cozinha própria

31/03/2012 14h16 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Escola José Cruz ganha cozinha própria

Este mês, mais uma escola municipal de Itirapina inaugurou uma cozinha dentro de suas dependências para atender seus alunos matriculados. Desta vez, a EMEF José Cruz foi a beneficiada e a partir da próxima semana já estará oferecendo alimentação produzida por suas cozinheiras.

As cozinhas começaram a serem construídas dentro das próprias escolas, que hoje são sete no município, depois que decidiu-se descentralizar a Cozinha Central. “Realizamos uma pesquisa na região para saber como as escolas trabalhavam esta questão. Na maioria das cidades cada escola possui sua própria cozinha. Foi então que começamos a buscar como poderíamos colocar em prática, quais recursos seriam necessários, entre outros detalhes”, explica Neide Maria Prato, secretária municipal de educação e cultura.

As cozinhas são amplas e com sistema self-service o que também desperta nos alunos outros sentidos, como de terem contato com um sistema diferente dentro da escola, além de escolherem o que querem comer. “Vemos várias vantagens. Esses espaços são equipados com equipamentos e utensílios apropriados, além de adequar cardápios e quantidades a cada clientela”, explica Neide.

Além disso, não existe mais a necessidade em transportar as merendas de um lado para outro. Para a construção das cozinhas foram utilizados recursos do FUNDEB de acordo com as regras estabelecidas. “O aluno agora tem inclusive o apetite despertado. O cheirinho da comida tá ali, pertinho dele”, acrescenta Neide.

A EMEF José Cruz hoje conta com cerca de 1.200 alunos e contará com nutricionista especializadas para acompanharem os alunos e a alimentação a eles destinadas. A ideia é de que todas as escolas tenham sua própria cozinha e o município já caminha para esta realização.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x