25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Escolas estaduais terão professores-auxiliares

Escolas estaduais terão professores-auxiliares

18/01/2012 11h36 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Escolas estaduais terão professores-auxiliares

A partir de 2012, as escolas estaduais de São Carlos contarão com o apoio de professores-auxiliares, que auxiliarão docentes titulares na assistência a alunos dos ensinos Fundamental e Médio que necessitarem de atenção extra durante o processo de ensino. Além disso, a resolução regulamenta a recuperação intensiva, na qual serão formadas classes de até 20 estudantes durante quatro etapas do Ensino Fundamental, a fim de elaborar estratégias pedagógicas específicas que atendam as necessidades de alunos com maior dificuldade de aprendizado.

De acordo com a dirigente regional de ensino de São Carlos, Débora Gonzaliez Costa Blanco, o professor-auxiliar atuará em parceria com o titular da classe ou disciplina. “As atividades serão desenvolvidas simultaneamente em horário regular de aula, mediante atendimento individualizado ou em grupo, dependendo das necessidades dos alunos e da complexidade do conteúdo trabalhado no momento. Nos anos iniciais, o professor-auxiliar poderá atuar em até 10 aulas semanais por turma e, nos anos finais, em até três aulas semanais distribuídas entre até três disciplinas”, explica.

 Segundo ela, cada aluno possui seu ritmo de aprendizagem e, portanto, este mecanismo de recuperação permitirá que o aluno se aproprie do currículo escolar de forma contínua e bem-sucedida, respeitando tempo de cada um. “No caso das classes de recuperação intensiva, por exemplo, deverão ser formadas turmas pequenas que, ao final do ano, ainda continuem demandando mais oportunidades de aprendizagem para superação de suas dificuldades”, ressalta Blanco.

O professor-auxiliar exercerá sua função somente em classes nas quais o número de alunos ultrapasse 25 estudantes nos anos iniciais (ciclo I) do Ensino Fundamental, 30 nos anos finais (ciclo II) do Ensino Fundamental e 40 no Ensino Médio. Portanto, a dirigente regional de ensino ressalta que a quantidade de professores que atuarão nas escolas estaduais da região só será definido após o processo de atribuição de aulas e classes, que ocorre entre 23 e 30 de janeiro. “O docente titular da classe será quem diagnosticará se o aluno receberá a atenção do professor-auxiliar. Geralmente, serão alunos que apresentarem defasagens ao aprender”, declara.

Os novos modelos de apoio, segundo Blanco, são positivos, pois a partir deles a escola terá maior autonomia e alternativas diversificadas a fim de buscar o melhor caminho para desenvolver o processo de ensino-aprendizagem dos seus alunos.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
JULIA
JULIA
12 anos atrás

E BOM MESMO QUE TENHA MAIS PROFESSORES SENDO ASIM NAO TEREMOS MAIS ALUNOS FAZENDO SEXO NA SALA DE AULA. PROFESSORES PEDINDO PARA ALUNOS MANTER CONVERSAS COM PEDOFILOS E ALUNOS BEBENDO E SE DROGANDO NA HORA DAS AULAS…. OU PROFESSORES COLOCANDO ROUPAS INTIMAS EM ALUNOS…. ACORDA BRASIL…

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x