24 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Escultura de Arthur Sampaio é achada em São Carlos

Escultura de Arthur Sampaio é achada em São Carlos

17/05/2012 08h54 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Escultura de Arthur Sampaio é achada em São Carlos

O advogado Adelson Sampaio, morador em Itirapina desde seu nascimento, vem buscando no município e em outras cidades esculturas produzidas por seu avô, Arthur Sampaio, como maneira de resgatar a história de sua família e da própria cidade com a intenção de produzir exposições.

O artesão, Arthur, produzia suas esculturas em chifres de boi, entre elas pássaros, peixes, berrantes, prendedores de lenço, entre outros objetos. Com a ajuda da família, Adelson já resgatou diversas peças para o acervo e recentemente, mais uma escultura foi localizada, desta vez na cidade de São Carlos através de um antiquário. “Trata-se de uma obra de arte feita de chifre bovino na cor branca, muito raro de se encontrar. Acredita-se que a peça tenha mais de 80 anos”, conta Adelson.

A peça foi esculpida no formato de um pássaro e na sua frente um vaso. O sucesso na localização de algumas obras vem acontecendo pela persistência e dedicação do neto do escultor, que não conheceu o avô, mas não mede esforços para conseguir localizar as esculturas produzidas por ele. “Cada obra localizada representa um grande avanço nesta grande missão”, comenta.

Uma outra escultura do artista foi localizada e adquirida no Estado de Minas Gerais. Além desta, Adelson teve a felicidade de receber uma visita de um cidadão rio-clarense que teria vindo a Itirapina especialmente para doar uma outra importante escultura feita de chifre bovino no formato de uma cabeça de boi que era usada como prendedor de lenço por fazendeiros antigos. “Observa-se que a cada tempo suas obras estão ressurgindo e parte delas está sendo resgatada, salva, guardada e preservada. Sua arte não morreu, suas obras estão vivas, seguindo o pensamento do artista que criava belas obras de artes com beleza e sentimentos transmitindo importância da preservação das espécies através da arte”, conta o neto do artesão.

O ARTESÃO – Arthur Sampaio, nascido em 1893 e que teria hoje 119 anos, vendia suas peças, principalmente, aos viajantes que passavam pela estação de trem de Itirapina. O artesão, que chegou a ter um ateliê em Itirapina, negociou muita coisa na antiga ferrovia, que naquela época era o principal transporte que dava acesso para outras cidades.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x