26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Esgoto vaza há 37 dias no Córrego do Gregório

Esgoto vaza há 37 dias no Córrego do Gregório

28/12/2015 23h01 - Atualizado há 8 anos Publicado por: Redação
Esgoto vaza há 37 dias no Córrego do Gregório

As chuvas de 23 de novembro ainda provocam prejuízos a São Carlos. Além dos danos materiais, os danos ambientais, com o despejo de esgoto há 37 dias, continuam a degradar o Córrego do Gregório, na Avenida Comendador Alfredo Maffei, entre as ruas São Paulo e Rui Barbosa.

No dia em que choveu 58 milímetros num intervalo de 20 minutos, uma peça de concreto que pesa algo em torno de 8 toneladas foi deslocada por conta da força das raízes de uma árvore. O movimento implicou na ruptura da canalização do esgoto. Tanto o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) como a Prefeitura argumentam que a obra é complexa e necessita do envolvimento de outras secretarias municipais. A obra está prevista para janeiro, mas os moradores e pessoas que circulam pela região, reclamam do forte cheiro.

Márcia Grande usa a Avenida Comendador Alfredo Maffei para as caminhadas e para se deslocar ao centro de São Carlos. Ela não sabia da ruptura dos canos, mas percebeu que o cheiro naquele trecho estava insuportável.

“Está bem crítico [o cheiro]. Sabia que era esgoto, mas não imaginava que o problema foi provocado pela chuva do mês passado”, alegou.

Diferente de Márcia, o aposentado Antônio Piloto sabia da ruptura da tubulação de esgoto. “Aquele dia [23 de novembro] choveu bem forte”, recordou. “Quando esquenta o tempo, o cheiro fica forte, não é fácil tolerar. Eu acho que despejar esgoto no meio ambiente prejudica bastante, então que as autoridades tomem providências”, recomendou Piloto.

Vera Manzini também utiliza a via constantemente. “Quando a gente passa longe não percebe, mas quando se aproxima do córrego dá para notar o vazamento do esgoto, tanto pela cor da água como pelo cheiro. Todos ficam preocupados com a dengue, mas vazar esgoto também não é uma calamidade?”, pergunta Vera.

 

EMERGENCIAL – O secretário de Obras Públicas, Márcio Marino, confirmou, no final da tarde de ontem, que recebeu um relatório da Defesa Civil indicando os problemas provocados no local por conta da chuva de novembro. “A Prefeitura deve fazer uma contratação, em caráter emergencial, para solucionar dois problemas provocados pelas chuvas. O que rompeu a tubulação de esgoto nas imediações do complexo da Chaminé e outro na rotatória do Shopping”, informou. As duas intervenções, estima Marino, devem custar algo em torno de R$ 600 mil aos cofres públicos. O início das obras deve ficar para as primeiras semanas de 2016.

 

Defesa Civil prevê temporais para quarta-feira

A Defesa Civil de São Carlos alertou sobre a possibilidade de chuvas com fortes temporais para quarta-feira, 30. De acordo com a previsão, o índice de chuva pode chegar a 36 milímetros. Hoje, 29, e quinta, 31, o tempo deve permanecer chuvoso com precipitações de até 23 milímetros ao longo do dia.

A recomendação da Defesa Civil é para que pedestres e motoristas tenham cautela nas regiões do Mercado Municipal, rotatória do Cristo, CDHU e Praça Itália se a chuva estiver forte.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x