16 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > ESPECIAL SÃO CARLOS: Indústrias Giometti: Uma história que se confunde com a de São Carlos

ESPECIAL SÃO CARLOS: Indústrias Giometti: Uma história que se confunde com a de São Carlos

04/11/2011 15h02 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
ESPECIAL SÃO CARLOS: Indústrias Giometti: Uma história que se confunde com a de São Carlos

Desde sua fundação, a agricultura em São Carlos sempre se destacou. A cidade que já foi a 3ª maior produtora de café do mundo e a maior produtora de leite do Estado, hoje se destaca na produção de cana-de açúcar e laranja.

Posteriormente a fundação, a cidade desenvolve atividades de comércio e indústria. Através da Fundação Pró-Memória de São Carlos, que mantém em arquivo o Livro nº 1, de 1901, do Registro de Negociantes e Industriais, foi possível a identificação das mesmas.

A “S.A. Indústrias Giometti” corresponde a indústria mais antiga em atividade em São Carlos.

No final do século XIX, Michelle Giometti parte da Itália e chega ao Brasil em 1890. Anos depois, ele incentiva o seu cunhado Pietro Maffei, que era proprietário de uma olaria desde 1885, na cidade de Lucca na Itália, a vir para o Brasil juntamente com sua mulher Giorgia e seus filhos Alfredo, Ítala e Josephina. Chegando ao país, a família se instala em Campinas e instala uma olaria. Era o início das atividades industriais da família, que depois se expandiriam para a cidade de São Carlos.

Bom em mecânica, Michelle Giometti, juntamente com seu vizinho José Benetti, mudam-se para São Carlos do Pinhal e montam uma oficina de veículos. Em 1897, Giometti funda a “Fábrica de Vehiculos Americana M. Giometti”,além de um comércio de móveis.

Com o falecimento de Pietro Maffei em 1907, sua esposa Giorgia Giometti Maffei, juntamente com os filhos, mudam-se para São Carlos, onde instala uma colchoaria, sua filha Ítala, um atelier de costura de enxovais, e sua filha, Professora Josephina, passa a lecionar na Escola Dante Alighieri, atual CDCC.

Em 1914, associa-se à Carlos Facchina e Luigi Picchi, e incorporam várias fábricas do grupo denominado “Sociedade Industrial e Commercial de S. Carlos Facchina, Giometti e Picchi”. Alfredo Maffei passa a representar a firma, em vendas e importações, nos escritórios de São Paulo e Rio de Janeiro.

Com a saída de Luigi Picchi do grupo em 1923, o grupo passa a ser denominado “Facchina e Giometti”. Em 1928, a empresa passa por uma nova divisão, cabendo a fábrica de cola e adubos para Carlos Facchina, e as empresas restantes, para a “Progresso”, de Miguel Giometti, posteriormente para S/A Miguel Giometti e, em 1941 para “S.A Indústrias Giometti”, tendo como diretores Michelle Giometti,  Alfredo Maffei e Antonio Lobbe.

A S.A. Indústrias Giometti atualmente é dirigida por Pedro Alfredo Maffei, Mario Maffei e Nelson Miguel Maffei.

Segundo Nelson Miguel Maffei, a receita da longevidade da empresa é simples: “Da fundação da Giometti até hoje, a dedicação e o trabalho de centenas de pessoas fizeram a diferença. A cidade agora conhecida como pólo tecnológico começou lá trás, onde o conhecimento, experiência, história, trabalho e dedicação de muitos, fizeram parte da prosperidade de São Carlos”.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x